A montadora de veículos eletrificados BYD confirmou que a fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, só estará pronta no segundo semestre de 2026, mas a operação já será iniciada ainda em 2025, no modelo SKD (Semi Knocked Down), tipo de montagem em que os veículos chegam na fábrica parcialmente desmontados.
A informação foi revelada pelo secretário de Emprego e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, em suas redes sociais. A BYD havia prometido que a fábrica, instalada na antiga planta da Ford, estaria em pleno funcionamento já neste ano. “A obra foi atrasada em razão de investigações e há um novo cronograma sendo estabelecido para que até dezembro de 2026 a fábrica esteja em pleno funcionamento”, disse.
Vasconcelos se referiu as investigações no âmbito da operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em dezembro do ano passado que resgatou 163 trabalhadores chineses, encontrados em trabalho análogo à escravidão na obra de construção da planta.
Em nota, a fabricante chinesa informou que a planta de Camaçari contará com investimento de R$5,5 bilhões, e terá capacidade inicial para entregar 150 mil veículos por ano.
“A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China”, afirmou a empresa.
Bnews