O morador de Dias d’Ávila, o pequeno Arthur Joaquim de 3 anos, foi diagnosticado, em fevereiro de 2018, com uma doença rara e degenerativa, chamada Niemann-Pick. Desde então, tem enfrentado dificuldades para se locomover, comer, falar entre outras atividades que uma criança na sua idade conseguiria desenvolver facilmente.
Conforme informações da família, para Arthur ter uma qualidade de vida melhor é necessário comprar uma medicação chamada Miglustate e diante do alto custo do remédio, além do tratamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogos, neurologistas entre outros especialistas, familiares do pequeno Arthur iniciaram uma campanha nas redes sociais que pretende recolher o recurso financeiro para custear o tratamento. A arrecadação acontece por meio de uma ‘vakinha’ online ou depósito em conta.
Interessados em contribuir com a ‘vakinha’ solidária deve acessar o LINK. Àqueles que preferem realizar o depósito, a conta poupança é na Caixa Econômica Federal (Agência – 2850/ Operação – 013 Conta – 041243-0 – Natália Lima de Sá).
Sobre Niemann-Pick, tipo C
A doença de Niemann-Pick refere-se a um grupo de condições hereditárias que afetam o metabolismo do corpo. Em pacientes, o material adiposo se acumula em vários órgãos vitais, às vezes incluindo o cérebro. No caso do pequeno Arthur, a doença é tipo C, o qual causa danos cerebrais extensos. O fígado e o baço tornam-se moderadamente aumentados, além de provocar problemas respiratórios que provocam infecções recorrentes.