quarta-feira, 17 jun 2026

Governo ficará contente com visita de Putin ao Brasil, diz ministro

- Publicidade -

O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira, 27, que o governo brasileiro ficaria feliz em receber o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso ele venha participar da cúpula do G20, em 2024.

m março deste ano, Putin foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Por ser um dos países signatários do tribunal, especialistas afirmam que o Brasil poderia ser obrigado a prender o mandatário russo.

O titular do Itamaraty, no entanto, descartou a possibilidade de prender Putin no Brasil. “Nós não tomaremos nenhuma iniciativa para que isso aconteça”, disse.

Em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que Vladimir Putin não seria detido se viesse ao Brasil para participar da cúpula do G20. O chefe do Executivo confirmou que o líder russo será convidado para a edição de 2024.

“Eu acredito que Putin pode ir facilmente para o Brasil. Se eu sou o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso. Ele não será preso”, disse Lula na ocasião.

Lula afirmou também que é 100% contra a invasão da integridade territorial de qualquer país e que a Rússia entrou na Ucrânia sem consultar ninguém.

A tarde

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Estudantes criam carrinho de lego que faz limpeza autônoma de praias

Protótipo pode ajudar a resolver o problema do acúmulo...

Jovem é morta a facadas pelo ex-companheiro ao pegar carona com colega de trabalho na Bahia

Uma jovem identificada como Franciele Bispo Gomes, 25 anos, foi...