A Prefeitura de Camaçari, por meio do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e do Grupo de Trabalho do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (GT-PMIA), realizou a primeira reunião no ano de 2022 na tarde desta quinta-feira (3/3).
O encontro reuniu 11 participantes e ocorreu no auditório da Secretaria de Governo (Segov). Teve como objetivo propiciar integração entre membros, visando operação associada entre pastas e órgãos que fazem parte dos grupos envolvidos.
Foto: Tiago Pacheco
Segundo a colaboradora da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Janete Ferreira, e também responsável por coordenar e articular o GTC-PPAC e do GT-PMIA, o foco de trabalho em 2022 será o adolescente, além do próprio Plano Municipal para a Infância e Adolescência, criado pela lei nº 1614/2019.
“A meta é fazer com que o PMIA siga seu rito de cumprimento, na medida em que reprogramamos ações pontuais, tendo o trabalho voltado para o adolescente como foco”, salientou.
Janete explicou ainda, que o trabalho do PPAC desse ano culminará no Fórum de Adolescentes, em 9 de dezembro, e terá como sede a Cidade do Saber. Segundo a coordenadora do GTC-PPAC e do GT-PMIA, isso se deve em razão de indicadores sociais e de acontecimentos públicos que apontam para a necessidade de trabalho prioritário junto a esse público.
Durante 2022, serão trabalhadas formações voltadas para o jovem no mundo do trabalho, noções de empreendedorismo, planejadas e executadas em parceria com instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), escolas particulares com sede no município, dentre outras.
O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 pela Fundação Abrinq. Busca mobilizar e apoiar tecnicamente municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Além da Secretaria de Relações Institucionais, participaram da reunião na tarde desta quinta-feira (3/3), agentes das secretarias da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), de Administração (Secad) e do Conselho Tutelar.