quarta-feira, 19 mar 2025

HPV: Meninas de 9 a 13 anos devem ser vacinadas

- Publicidade -
Otorrino-campanha

A vacinação é a principal forma de prevenir do HPV (Papiloma Vírus Humano). Por isso, é importante que meninas de 9 a 13 anos de idade recebam a imunização. De forma gratuita, a vacinação acontece nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Município e nas escolas municipais, conforme programação prévia entre as secretarias da Educação e da Saúde.

Adolescentes que nunca receberam a imunização contra o vírus HPV devem tomar a primeira dose. Aquelas que foram vacinadas há seis meses ou mais devem tomar a segunda dose. Para realizar o procedimento, é preciso estar com o RG ou certidão de nascimento e cartão de vacina. Caso a pessoa não possua o cartão de vacina, o documento será emitido na hora.

Das 8.977 meninas que devem ser vacinadas em Camaçari, apenas 1.357 tomaram a primeira dose, o que corresponde a 15% do público-alvo, e 183 tomaram a segunda, o que representa apenas 2%. A ação é executada pela Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde).

2904150404221

HPV

A imunização protege contra quatro tipos de HPV (6,11, 16 e 18) e é realizada em três doses, sendo que a segunda acontece seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo do útero, os tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos da doença. A cada ano, 15 mil novos casos surgem no Brasil. O vírus é altamente contagioso e a pessoa pode ser infectada com apenas uma exposição, através do contato direto com a pele ou da mucosa infectada.

Fonte: Ascom / PMC

Compartilhar:

Otorrino

Destaques

Mais Notícias
Notícias

BYD abriu novas vagas de emprego para Camaçari

A BYD, empresa chinesa de veículos elétricos e de...

Caso Vitória: assassino confessa crime para esconder romance da esposa

Maicol Antonio Sales dos Santos, suspeito de assassinar a adolescente...

Homem é morto a tiros dentro de barbearia em Camaçari

A equipe do 12º Batalhão da Polícia Militar foi acionada após...

Ginecologista reicidente é preso por abusar jovem em exame

Um ginecologista foi preso por abusar de uma paciente de 21...