Os incêndios lideraram as ocorrências registradas pela Defesa Civil de Camaçari no período de 1º de janeiro a 3 de fevereiro de 2021. É neste período, no verão, que os focos aumentam, época em que o clima fica mais quente e propício às ocorrências de incêndio em vegetação. Segundo o órgão, até a terceira semana de janeiro, mais de 50 incêndios foram registrados no município.
É preciso ficar atento e evitar jogar lixos, como vidro, embalagem de quentinha, televisores. Esses materiais, quando descartados em área de vegetação, podem desencadear focos de incêndios que, muitas vezes, podem ganhar grandes proporções. “Não joguem lixo na floresta, pois no período do verão isso facilmente pode se transformar num grande problema”, alertou Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil. Segundo o gestor, o mais correto é que as pessoas deixem o material em sua porta e aguarde o dia da coleta desse material, realizada pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).
A Defesa Civil também atua em vistoria técnica, podas de árvores, capturas de animais, dentre outras demandas. Ao todo, foram lançados 394 chamados, divididos entre os variados tipos de serviços executados pelo órgão.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em casos de incêndios, o cidadão também deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Redação Nossa Metrópole