domingo, 16 nov 2025

Iniciados os processos de cadastramento e recadastramento dos mototaxistas

- Publicidade -

Começou hoje (06/07) o processo de cadastramento para renovação de alvará de mototáxi e liberação de placas, que são os novos cadastros. A abertura dos processos segue até o dia 4 de setembro e deve ser realizada no Protocolo Geral da Secad (Secretaria da Administração), no Centro Administrativo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mototaxista há 5 anos, Amadeu de Jesus Santos, de 47 anos, realizou o recadastramento logo no primeiro dia por querer andar sempre regularizado. “A gente tem de seguir as leis e o cadastro é uma maneira de mostrar à população que somos trabalhadores”, afirmou o mototaxista ao dizer ainda que se sente mais seguro por estar regularizado.

Também para fazer o recadastramento o mototaxista Luiz Gonzaga Lopes dos Reis, de 54 anos, que trabalha na área desde o ano 2000, compareceu ao Protocolo Geral. “Este é meu único meio de renda e por isso vim logo recadastrar para estar em dias e sustentar minha família”, afirmou.

Depois do cadastramento no Protocolo Geral da Secad é gerado um código para pagamento de concessão ou permissão (taxa única) e vistoria de veículo por unidade, que devem ser pagas no banco. Excepcionalmente hoje os mototaxistas estão sendo encaminhados para a CAM (Central de Atendimento Municipal) para que seja gerado o código de recolhimento.

DOCUMENTAÇÃO

Para realizar os dois procedimentos é necessário apresentar a CRV (Certidão de Registro de Veículo), frente e verso do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) indicando que a motocicleta possui, no máximo, oito anos de fabricação, carteira de identidade, CPF, habilitação categoria A, certidão da entidade representativa (Associação), certificado de antecedentes criminais, comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado, certidão negativa de registro criminal, certidão negativa de débito de CGA (Cadastro Geral de Atividades) – CAM, uma foto 3×4 e pagamento de taxas. É necessário ainda ter mais de 21 anos e ter, no mínimo dois anos de habilitação.

No caso do cadastramento, é necessário também a declaração (CNIS/NIT)-INSS, declaração de que não tem renda, comprovante de aquisição de colete e o certificado de conclusão do curso obrigatório do Detran para emissão do alvará.

Fonte: Ascom / PMC

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias

CSN oferta curso gratuito para mulheres em Camaçari em parceria com SENAI

A Companhia Metalúrgica Prada, integrante do Grupo CSN (Companhia...

Habilitação de graça: tudo que você precisa saber

A Lei 15.153/2025, já sancionada, promete mudar a vida de...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Camaçari

Policiais Militares do 12º BPM apreenderam crack com um...

Camaçari sedia última etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jitsu neste domingo

A cidade de Camaçari receberá, neste domingo (16), a...