Começa hoje, e segue até a meia-noite de quinta-feira, o período de inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições, gratuitas, são realizadas no site do Sisu. Na Bahia há 3,9 mil vagas disponíveis em universidades de 22 municípios. Dessas, 1.491 são na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Pode se inscrever qualquer estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e tenha obtido, na redação, qualquer nota acima de zero. Não serão aceitas informações referentes a outras edições dos exames. As notas de corte com a classificação parcial saem nos dias 31, 1° e 2 de junho e o estudante pode ir acompanhando para avaliar as chances.
O resultado da chamada será divulgado no dia 6 de junho no portal do Sisu e os aprovados deverão realizar a matrícula na universidade entre os dias 10 e 14 de junho. Na área de saúde, a Ufba oferece 412 vagas. Nessa edição, a instituição tem disponibilidade para o ingresso de 64 alunos no curso de Medicina.
Os dez cursos mais concorridos no primeiro semestre foram Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Direito, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Arquitetura e Urbanismo e Odontologia.Entre os mais concorridos, Direito e
Engenharia Civil são os que mais oferecem oportunidades. São 80 para Direito em turno integral e 70 no período noturno, somando 150 vagas. Engenharia Civil disponibiliza 72 vagas em turno integral.
No último Sisu, as notas de corte dos principais cursos da Ufba foram todas acima de 700 pontos na categoria de ampla concorrência. As maiores foram: Medicina (779,05), Engenharia Mecânica (760,17), Engenharia Elétrica (759,63), Engenharia Química (756,56), Engenharia Civil (754,21) e Direito diurno (740,87).
Prouni
No dia 7 de junho, terão início as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) do segundo semestre. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 10 de junho.
Pelo Prouni, os estudantes concorrem a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenha tirado 0 na redação.