Litoral Norte ganha mais uma subestação de energia

O sistema elétrico do Litoral Norte foi reforçado e agora conta com mais uma subestação na Praia do Forte e uma nova linha de distribuição de energia em 69 kV. Atenta à expansão desta região, um os principais destinos turísticos do País, a Coelba investiu cerca de R$ 10 milhões na construção dos empreendimentos, que já estão em operação, beneficiando cerca de 13 localidades e mais de 17,5 mil consumidores.

Operando nas tensões 69/34,5kV e com potência instalada de 33 MVA, a nova subestação Praia do Forte amplia a oferta de energia, possibilita o atendimento a novos consumidores e proporciona mais qualidade ao fornecimento na região. O empreendimento dispõe de equipamentos automatizados, que oferecem mais rapidez na normalização do fornecimento em casos de interrupção, pois viabiliza a realização de transferências de cargas de forma remota. Esta é a segunda subestação construída pela Coelba nos últimos três anos para acompanhar o desenvolvimento do local e melhor atender aos moradores, visitantes e estabelecimentos comerciais de Praia do Forte e demais localidades vizinhas.

O Litoral Norte também ganhou uma nova linha de distribuição em alta tensão (69kV), com 12,8 km de extensão e capacidade de transporte de 100 MVA, que liga a nova subestação Praia do Forte à subestação Guarajuba. Entre outros benefícios, a iniciativa aumenta a confiabilidade do fornecimento de energia em Imbassaí, Barro Branco, Sauípe e complexos hoteleiros instalados nestas localidades, que passam a contar com mais uma opção de suprimento.

Fonte: Coelba