Apesar da pandemia, a Prefeitura de Camaçari está preparando as unidades escolares para o retorno às aulas. Atualmente, 16 passam por requalificação, que devem chegar a mais 29 ainda este ano, somando 45. Os serviços para atender as escolas foram contratados em seis lotes, que somam um investimento de quase R$ 34 milhões.
Os serviços realizados pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) nas escolas são de requalificação de coberturas, forros, sanitários, cozinha, instalações elétricas, hidráulicas e de esgoto, plano de eficiência energética com substituição de lâmpadas fluorescentes para LED, manutenção de esquadrias e pintura geral.
Pensando na volta às aulas, a Secretaria da Educação (Seduc) está tomando várias medidas para garantir a segurança dos alunos e servidores, como a preparação de layouts com disposição das carteiras nas salas para que a distância entre os alunos seja mantida. Está previsto ainda a instalação de lavatório nas entradas de todas as escolas. Para isso, um processo licitatório está em andamento e será investido cerca de R$ 500 mil.
Com início de obras entre o fim de julho e meados de agosto, atualmente recebem requalificação as escolas municipais: Angiolina Teixeira de Souza, Ilay Garcia Ellery, Conceição de Maria, Eustáquio Alves de Santana, Gravatá (CSTC), Professora Laurita de Souza Ribeiro, Rural Boa União, Giltônia Pereira de Souza, Barra do Jacuípe, Amélia Rodrigues e os centros educacionais, Yolanda Pires, Marcos Ivo Bona, Tancredo Neves e Barra do Pojuca. Além da Escola Municipal Denise Tavares e da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva, que tiveram a ordem de serviço assinada na última semana pelo prefeito Elinaldo Araújo.
Ainda passarão por requalificação, neste ano, as escolas municipais, Santo Antonio (Machadinho), Luís Pereira Costa, Padre Paulo Maria Tonucci, Professor Luís Rogério de Souza, Professor José Alan Ribeiro Paz, Parque Verde, do Natal, Maria José de Matos Conceição, Joana Angélica, Helena Celestino de Magalhães, Engº Ruy Bacelar, Félix Joaquim de Moraes, Alberto Ferreira Brandão, Cosme de Farias, Sônia Regina de Souza, Catu de Abrantes, Nossa Senhora Santana, de Sucupira, Professora Lídia Coelho Pinto, Aloísio de Oliveira, Santo Antonio do Jordão e São Salvador. Estão inclusos ainda os centros educacionais Hildebrando Lima Filho, Maria Quitéria, Anísio Teixeira, Reitor Edgard Santos, Monteiro Lobato e Marquês de Abrantes, além do Centro de Educação Municipal de Camaçari.