Em meio aos transtornos para efetivação da matrícula da rede estadual de ensino diante de dificuldades para acessar o SAC Digital, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegura que o sistema já foi reestabelecido.
Desde ontem (20), pais e estudantes relatam erros ao acessar o sistema online para fazer a matrícula em Camaçari. Em resposta à Nossa Metrópole, a pasta afirma que “a equipe técnica do Estado trabalhou incessantemente para resolver os problemas”.
Segundo a secretaria, “não há necessidade de pegar filas”, pois “as matrículas podem ser feitas por dispositivos móveis como tablets e celulares, por meio do aplicativo do SAC Digital, ou façam cadastro através do link https://www.sacdigital.ba.gov.br/ para realizar a pré-matrícula e garantir a vaga dos seus filhos”.
A orientação para quem não tem acesso à internet é se dirigir a qualquer unidade escolar da rede pública estadual, independente de ser o colégio onde o aluno vai estudar, e solicitar a matrícula para onde o estudante deseja estudar este ano.
A Secretaria da Educação ressalta, ainda, que “garante vaga a todos os estudantes que procurarem a rede estadual mesmo após o fim do cronograma de matrícula”. Neste caso, os alunos que não conseguirem efetuar a matrícula dentro do prazo previsto, poderão solicitar vaga até o dia 3 de fevereiro.
Veja abaixo o cronograma
Até 27/01/2020 – Alunos da rede estadual com interesse em realizar transferência para outra escola estadual.
21 e 22/01/2020 – Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2019 cujas escolas não ofereçam a série subsequente.
23/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Fundamental.
24/01 e 27/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Médio.
30 e 31/01/2020 – Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial.