Após quase um ano entre as etapas de escolha, eleições e formação para a composição do Conselho Tutelar de Camaçari, 20 representantes da sociedade civil foram empossados, nesta sexta-feira (10), em ato solene realizado no auditório da Secretaria de Governo (Segov). Os novos conselheiros tutelares atuarão durante o quadriênio 2020/2024, norteados pela premissa de defender e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.
Com o espaço lotado, foram diplomados 10 conselheiros que representarão a sede e 10 atuarão na costa do município – sendo cinco titulares e cinco suplentes que atenderão cada região – permitindo que descentralize as políticas públicas para a infância, garanta os direitos dos menores e dialogue com outras entidades ao longo do processo de acolhimento, protegendo o público-alvo de situações de vulnerabilidade em casos de violência física ou psicológica.
Na oportunidade, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Dra. Carla Andrade, discursou sobre a importância da renovação de membros e fez elogios pela atuação e desempenho destes cidadãos enquanto defensores do próximo. “Eu vejo nitidamente um avanço, uma evolução e um aperfeiçoamento contínuo da atuação dos conselheiros em relação à proatividade, que em Camaçari não esperam e não ficam na atitude passiva. Também vejo uma evolução na estrutura física e de recursos de materiais físicos e humanos”, pontuou Andrade.
Pedagogo e eleito com 574 votos para exercer o segundo mandato como conselheiro tutelar, Marcelo Conceição contou o que o motivou a querer continuar atuando na defesa dos menores e as suas perspectivas para os próximos quatro anos. “Sempre trabalhei na área da juventude e ouvi falar muito dos direitos violados de crianças e adolescentes, então me despertou esse grande desejo de ser um conselheiro para zelar e cobrar para fazer com que esses direitos sejam garantidos. E, neste segundo mandato, com as experiências do primeiro, tenho como expectativa que a rede venha de fato trabalhar em conjunto, e que todos entendam o seu papel na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Andrea Montenegro, “a chegada de novos membros permite que essas instâncias recebam um novo oxigênio, oportuniza que outros cidadãos contribuam para o processo de acolhimento. Cada um precisa entender o seu papel para então buscarmos trabalhar sempre em conjunto e apenas com um único propósito”. O secretário de Governo, José Gama Neves, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), José Hilton, também marcaram presença no evento. Veja a lista dos conselheiros tutelares diplomados:
SEDE
1º – Marcelo Conceição Santos
2º – Carla de Jesus Silva Santos
3º – Monique Pereira de Souza
4º – Valdinéia Dias Mota
5º – Sandra Barbosa Pereira
6º – Tamires Fernanda Vargas Gonçalves dos Santos
7º – Fabíola dos Santos Borges
8º – Sarah Cavalcante de Rodrigues Santos
9º – Rosiberte Vital dos Santos
10º Elielza de Santana Bispo Souza
COSTA
1º – Mivaldo Conceição dos Reis
2º – Edilene de Jesus Mota
3º – Maria de Assis Araújo
4º – Elaine Cristina da Silva Castelo
5º – Valéria Campos de Souza Oliveira
6º – Raul Tavares de Paula
7º – Marize Ferreira de Oliveira Ferreira
8º – Simone Rodrigues dos Santos
9º – Ana Amélia dos Santos Cardoso
10º – Isabela Rezende Santos