terça-feira, 26 maio 2026

Monte Gordo dá largada na celebração dos 267 anos de Camaçari com cores, sons e emoção

- Publicidade -
gov

Abrindo o calendário de comemorações pelos 267 anos de emancipação política de Camaçari – celebrados em 28 de setembro –, a Rua Bom Jesus, em Monte Gordo, foi tomada, na manhã deste domingo (14), por cores, sons e ritmos. Estudantes, bandas, fanfarras e grupos culturais deram vida ao tradicional desfile cívico, marcado por simbolismo histórico e tradição, mas também por emoção e pertencimento.

A programação começou com a solenidade de hasteamento das bandeiras. O prefeito Luiz Caetano içou a bandeira do Brasil; o comandante da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Fábio Luiz Magalhães, hasteou a da Bahia; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Niltinho Maturino, a de Camaçari. A cerimônia foi acompanhada pela execução dos hinos oficiais, interpretados pela Filarmônica 28 de Setembro, num momento que reforçou o orgulho e o civismo da cidade.

Durante o ato, o prefeito Caetano destacou que as comemorações vão além dos desfiles, pois refletem o processo de transformação que Camaçari tem vivenciado.

“Estamos trabalhando para fazer a mudança na sede, na orla e na zona rural. Estamos construindo políticas públicas em diversos setores, como na saúde – exemplo disso foi a reabertura, esta semana, do [Pronto Atendimento] PA de Monte Gordo, totalmente reestruturado e reorganizado. Por aqui também fizemos melhorias na iluminação pública, entre outras ações que elevam a qualidade de vida do nosso povo. E esse é o verdadeiro sentido da comemoração: Camaçari evolui, e com isso temos um povo cada vez mais feliz”, afirmou.

O desfile trouxe como protagonistas os estudantes que interpretaram o tema “Camaçari Educadora: cuidados que inspiram e reconectam pessoas” por meio de trajes, adereços, cartazes e performances elaboradas especialmente para a celebração.

O secretário de Educação, Márcio Neves, ressaltou o caráter pedagógico e social do momento. “Tenho orgulho de estar em Monte Gordo porque há 10 anos criamos esse desfile aqui, atendendo a um pedido da comunidade. E hoje retorna com uma estética diferenciada, dialogando com a sociedade. Tudo foi construído a muitas mãos: Seduc, outras secretarias, órgãos parceiros e, principalmente, a comunidade escolar. É motivo de alegria iniciar aqui as comemorações do aniversário da nossa cidade”, enfatizou.

Um dos destaques foi a Escola Municipal Boa Esperança, que apresentou o projeto “Mergulhando no Mar”, dividido em alas temáticas. Sophia Charlote Oliveira, 12 anos, estudante do 5º ano, desfilou na ala que abordou a inteligência social com adereços estampados com palavras como empatia, união, paz e amor.

“Estar aqui é resultado de muita preparação. Trazer isso para a rua é uma sensação muito boa. Gosto de participar e ver as pessoas nos assistirem”, contou a aluna, que participa do desfile cívico pela segunda vez.

Também participaram do evento as escolas municipais Emaús, Marcelina Bispo, Santa Luzia, Américo Ferreira e o Colégio Carpe Diem, da rede privada.

As fanfarras e bandas marciais trouxeram energia contagiante com batidas marcantes, melodias vibrantes e coreografias criativas. Camila Carmona, de 15 anos, integra há três anos o corpo coreográfico da Banda Marcial Joana Angélica (Bamaja). Para ela, o momento é de emoção. “É uma felicidade imensa. Nos preparamos bastante para dar o nosso melhor para o público. É maravilhoso estar aqui”, relatou.

Também desfilaram a Banda Marcial do Centro de Educação Municipal de Camaçari (Bamcemc), a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), além das fanfarras Popular de Parafuso (Fanpop), Estudantil de Parafuso (Fanesp) e Estudantil de Camaçari (Fanesc).

A cultura local também foi valorizada com apresentações dos grupos Boi Estrela, Capoeira Crianças que Gingam, Percussão Swing & Sia, Dança Contemporânea Ancestral e Capoeira Fantupi, que levaram tradição, ancestralidade e identidade cultural para a avenida.

Na plateia, olhares atentos e animados se misturam aos sorrisos, palmas e acenos de visitantes e moradores locais. Entre eles estava a doméstica Tais Regina dos Santos, 46 anos, residente de Monte Gordo. “Faço questão de vir todos os anos, porque acho muito bonito e este ano, especialmente, está mais organizado. É emocionante ver nossos alunos e grupos de cultura valorizando a tradição, que espero que nunca se acabe”, disse.

A festa cívica também contou com a participação de pelotões da Polícia Militar, Defesa Civil, Desbravadores, além de secretarias e autarquias municipais, e da tradução simultânea com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As comemorações dos 267 anos de emancipação política de Camaçari seguem na tarde deste domingo, em Vila de Abrantes – berço da história da cidade. A concentração acontece na Rua Vieira de Melo, próximo à Igreja Matriz.

Foto: Juliano Sarraf, Patrick Abreu, Everaldo Paixão e William Rocha

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Transporte público: STT implementa novos horários do Conecta Camaçari

A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) iniciou...

Taxa do medo: comerciantes denunciam cobrança ilegal de até R$ 400 por semana

Nem aluguel, nem imposto: o valor exigido pelo tráfico...

Fiscalização encontra problemas sanitários em canteiro da BYD em Camaçari

Banheiros químicos em condições precárias, alimentação transportada sem refrigeração,...

Antes de morrer, Gabriel Ganley já havia relato mal-estar e ‘confusão mental’ após uso de insulina

A investigação sobre a morte do fisiculturista e influenciador digital...