Um homem ficou gravemente ferido após a explosão de um botijão de gás em sua residência, localizada no Condomínio Reserva do Parque, bairro da Bomba, em Camaçari. A explosão ocorreu por volta das 17h deste sábado (06/02).
Segundo informações da Defesa Civil, Misael José Filgueiras Junior estava dormindo e, ao acordar, sentiu um cheiro forte de vazamento de gás, desceu para a cozinha, acendeu a luz ou acionou um aparelho elétrico que produziu a faísca, o estopim para a explosão.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, além de Misael, outras duas pessoas estavam na casa, que seriam sua esposa e uma criança. Elas não sofreram queimaduras. A casa sofreu muitos danos, grades e vidros foram todos destruídos, além do forro de gesso arrancado e abertura de rachaduras em toda a casa. Misael foi socorrido pelo Samu em estado grave para o Hospital Geral de Camaçari (HGC) e encaminhado para o Hospital São Rafael. Ele está na UTI, em estado gravíssimo, com 95% do corpo queimado.
A Defesa Civil orienta que, ao sentir um cheiro forte, parecido com o do gás, o morador deve fechar a conexão ou o registro do botijão. Depois, as janelas e portas do local devem ser abertas para acelerar a ventilação. O passo seguinte, e último, é deixar a residência e aguardar o odor sumir.
O que não fazer
Uma vez detectado que há um vazamento, o morador não deve encostar em interruptores e aparelhos elétricos. Ventiladores também não podem ser usados, pois podem soltar faíscas. Também é vetado que a pessoa tente resolver o problema sozinha.
Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole
Confira fotos da explosão:









