GOV
sábado, 12 outubro, 2024

Moradores de Camaçari com deficiência são contemplados com cadeiras de rodas

- Publicidade -
CETEP

Com o objetivo de proporcionar autonomia e melhores condições de locomoção para os cidadãos com deficiência motora, a Prefeitura de Camaçari realizou, na tarde desta quinta-feira (22/10), no auditório da Casa do Trabalho, a entrega de mais 25 cadeiras de rodas. Foram 22 cadeiras motorizadas e três especiais para tetraplegia, destinadas a pacientes cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação Física Intelectual (CER II). Destas, 17 foram recebidas pelos novos proprietários durante a cerimônia e oito serão endereçadas às residências dos beneficiários.

Com o cumprimento desta etapa, a fila de espera foi zerada, motivo de celebração para a Secretaria da Saúde (Sesau). Somados os equipamentos distribuídos desde o início de 2020, já foram entregues 170. Contabilizadas todas as entregas de 2017 até a presente data, o total é de 302 cadeiras de rodas de diversos tipos – manuais para adultos e para crianças, motorizadas, especiais com elevação, modelo monobloco, para obesos e para tetraplegia.

Deste total, 279 foram entregues a pacientes ativos do CER II, enquanto 22 foram doadas para moradores de Camaçari em situação de vulnerabilidade social, sendo que alguns deles já foram pacientes do CER II, mas receberam alta da unidade de saúde especializada. A frequência das aquisições e entregas que resultou no atendimento de 100% da demanda demonstra o compromisso do governo municipal com as necessidades da população, sobretudo, no que se refere à dignidade dos cidadãos.

O secretário da Saúde, Luiz Duplat, ressaltou que esta é uma ação contínua e coerente com o intuito de ofertar um atendimento cada vez mais humano e qualificado na saúde pública do município. “Zerar a fila de espera foi uma grande conquista tanto para vocês quanto para a Sesau. Todos os que fizeram sua inscrição até agosto foram atendidos. Isso mostra o comprometimento do governo com a inclusão social, para que vocês possam usufruir do direito de ir e vir”, comentou.

Dois beneficiários foram convocados para receber as cadeiras, representando os demais. Um deles foi o morador do bairro Lama Preta, Cleber dos Santos, que fez questão de manifestar gratidão pela necessidade atendida. “Receber uma cadeira de rodas motorizada é um grande presente, pois vou passar a usufruir de uma autonomia muito maior. Meu sentimento é de gratidão, por essa atenção que a prefeitura tem conosco, por se sensibilizar com nossa situação e contribuir com o nosso desenvolvimento”.

Gratidão também foi a palavra destacada por Maria Gonçalves, de 80 anos, moradora da Gleba B. “Estou muito feliz e grata. Não teria condições de comprar e, graças a Deus e a essa equipe da prefeitura, hoje estou recebendo minha cadeira de rodas motorizada. Muito obrigado”, disse.

 

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias