Movimento Compre do Pequeno Negócio acontece nesta segunda-feira (5)

Com cerca de 6 mil empreendimentos baianos cadastrados até o momento, o Movimento Compre do Pequeno Negócio pretende ampliar a interação de empresas e consumidores a partir desta segunda-feira, 5, Dia da Micro e Pequena Empresa. A ação é liderada pelo Sebrae e espera usar a força dos pequenos negócios – mais de 606 mil na Bahia, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia. A ideia é que os empresários continuem se cadastrando através do site e os consumidores adquiram ainda mais produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas.

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Na manhã de segunda, a partir das 10h, os colaborados do Sebrae em Salvador vão mobilizar os empresários da região da Avenida Sete a aderirem à iniciativa. Eles vão distribuir kits do Movimento e, ao longo do percurso,serão ser colhidas informações de autorização para adesão e decorados os ambientes com os adereços do kit, enquanto funcionários orientam sobre os benefícios que os empresários terão por meio da mobilização do Sebrae.

Para mostrar a qualidade dos pequenos negócios e convidar os clientes a abraçarem a causa do movimento Compre do Pequeno, bares e restaurantes de Salvador oferecerão promoções especiais para os clientes. A iniciativa tem a parceria da Abrasel (veja matéria http://migre.me/rH6An).

No Brasil, mais de 95% das empresas têm micro ou pequeno porte, e representam 27% do PIB, gerando 52% (mais de 17 milhões de vagas) dos postos de trabalho com carteira assinada. Somente na Bahia, os microempreendedores individuais (MEI) e as micro e pequenas empresas (MPE), juntos correspondem a 25,4% dos negócios deste segmento da região Nordeste.

Movimento Compre do Pequeno Negócio

Os empreendimentos participantes estarão devidamente sinalizados com o material da campanha do Compre do Pequeno. Assim, os consumidores poderão escolher esses locais para fazer as suas compras. Para os empresários, está disponível um gerador de campanha digital, em que é possível criar uma peça publicitária com uma imagem da empresa, que pode ser produzida para distribuição nas redes sociais. Depois de cadastrado, o empreendedor também terá acesso aos cursos online do Sebrae e à agenda de ações da instituição e parceiros nos próximos meses.

O site também funciona como uma vitrine onde o consumidor encontrará a lista com os dados e a localização dos empreendimentos cadastrados. Por meio de geolocalizador, ele pode visualizar os pontos comerciais mais próximos que aderiram à causa, dando preferência a essas micro e pequenas empresas na hora de fazer compras, especialmente no dia 5 de outubro, marco do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Na página, o Sebrae também listou os cinco principais motivos para comprar do pequeno negócio: está perto da sua casa; é responsável por 52% dos empregos formais; o dinheiro fica no seu bairro; o pequeno negócio desenvolve a sua comunidade; e comprar do pequeno negócio é um ato transformador. Além disso, o internauta também pode acessar e ver a atualização das redes sociais do Movimento (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube).

Semana de Capacitação Empresarial

Pensando em preparar os empresários para o cenário de oportunidades, na semana passada, uma série de ações foi desenvolvida para os pequenos negócios, a exemplo da Semana de Capacitação Empresarial, realizada de 21 e 26 de setembro, no Hotel Fiesta. Foram oferecidas 24 mil vagas em capacitação em todo o estado, sendo 17 mil apenas em Salvador. A programação na capital contou com mais de 70 megapalestras, palestras, oficinas e clínicas tecnológicas, trazendo um leque de possibilidades para potenciais empresários renovarem o fôlego empreendedor em meio a um panorama econômico de desafios.

Entre os palestrantes, estiveram nomes de diversas áreas: o ator Gregório Duvivier; o economista e apresentador Ricardo Amorim; o consultor financeiro Gustavo Cerbasi; o fundador da Easy Taxi Tallis Gomes; o professor de cultura digital Gil Giardelli; o consultor dos filmes Tropa de Elite Paulo Storani; e os empresários Mark Neeleman e Ana Ghirello, com os cases da Azul Linhas Aéreas e da OLX Brasil, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae Bahia