Aproximadamente 200 mulheres ocuparam a Câmara de Vereadores de Camaçari, na manhã desta terça-feira (24), em solidariedade à vereadora professora Patrícia (PT), única mulher do parlamento municipal, que vem sofrendo assédio moral e atos machistas dos colegas nas últimas semanas. Presente no ato, a também petista deputada Luiza Maia não poupou críticas ao desrespeito à edil: “Mexeu com Patrícia, mexeu com todas nós”.
“Estou indignada com o machismo dos vereadores de Camaçari. Fui impedida de falar na Tribuna Cidadã, à qual estava inscrita desde a semana passada, para apoiar a luta solitária de Patrícia. Quando presidi aquela Casa, modernizei-a e aproximei o poder legislativo do povo, criei a TV Câmara, a Tribuna Cidadã. Mas não vamos deixar barato, temos que eleger mais mulheres nas próximas eleições”, disse.
A parlamentar citou a música “Cidadão”, composição de Lucio Barbosa e interpretada por Zé Ramalho, para falar do arbítrio machista que ela, a vereadora Patrícia e as mulheres sofreram: “Tá vendo aquele edifício moço? Ajudei a levantar… São as ironias da política. Contudo, pensaram que iriam nos calar, mas fizemos nosso ato, na marra, em defesa das mulheres. Machistas, golpistas, não passarão”.
Reforçaram a ocupação os movimentos Frente de Mulheres Jovens, Coletivo Maria Bonita, Mulheres em Ação, Frente Popular de Mulheres, Grupo Realidade Colorida, As Imbatíveis da Orla, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rede de Mulheres de Camaçari, Quilombo, Coletivo Flor de Mandacarú, Kizomba, UEP e algumas pré-candidatas à Câmara.
Fonte – Ascom / Luiza Maia