Força do mar destruiu parte da estrutura de residências, bares e hotéis localizados à beira mar, nas localidades de Arembepe e Jauá, orla de Camaçari, neste sábado (20) e no domingo (21). De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, o órgão trabalha, na manhã desta segunda-feira (22), com intuito de retirar os pertences de comerciantes, bem como na interdição parcial de 11 estabelecimentos atingidos em Arembepe.
“O prejuízo material foi grande e tudo indica que a previsão de mar agitado deve continuar hoje e amanhã. Não há ainda como realizar um levantamento e análise das localidades atingidas, pois estamos concentrados em contribuir com retirada dos pertences dos comerciantes e moradores locais”, explica o coordenador.
Conforme Soares, devido os ventos fortes, o mar avançou e atingiu estabelecimentos como o restaurante Mar Aberto, Ouro Fino, Coló, Beco do Canal e Isqueiro, em Arembepe; o Hotel Tubarão também teve parte da estrutura derrubada com o avanço do mar. Além do Bar do Carlinho, em Jauá. Paredes e estruturas de madeiras foram levadas com a força da água, além de equipamentos e eletrodomésticos destruídos. “Estamos contando com a solidariedade das pessoas no suporte para transferir os pertences para um local provisório e assim garantir a integridade física de todos”, frisa.
Alerta de ventos
A Marinha faz alerta de ocorrência de ventos de até 50km/h e ondas altas de três a quatro metros. Os ventos fortes e a frente fria estão previstos para ocorrer na região litorânea da Bahia, inclusive o litoral norte – orla de Camaçari e Mata de São João.
A Marinha ainda alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de iniciarem as viagens no mar e solicita ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.
Fonte: Nossa Metrópole