Deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), a Operação Inventário investiga fraudes identificadas no bojo de processos judiciais em trâmite na 11ª Vara de Família, Sucessões, Órfãos, Interditos, Ausentes da Comarca de Salvador, supostamente praticadas por organização criminosa composta por advogados, serventuário e particular responsável por falsificação de documentos.
De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-BA), o Grupo de Apoio Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) prendeu três pessoas durante a operação, cumprindo também 11 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais dos investigados e escritórios de advocacia nos municípios de Lauro de Freitas e Salvador.
Segundo o MP-BA, o objetivo é apurar a prática de crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, estelionato, fraude processual, uso de documento falso e alteração de dados no sistema.
A Operação Inventário, do Gaeco, conta com o apoio operacional da Polícia Civil, por meio do DRACO e do DEPOM, e da Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional na Bahia.