CETEP
domingo, 8 dezembro, 2024

Outubro Rosa: saiba como fazer o autoexame

- Publicidade -
CETEP
O autoexame é uma maneira de se cuidar e pode ser feito uma vez por mês.

 

O câncer de mama afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Uma das principais formas de aumentar as chances de cura para o câncer de mama é o diagnostico precoce.

O autoexame é uma maneira de se cuidar e pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após a menstruação, ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam. É importante que a mulher fique atenta a alterações suspeitas na mama  e, se houver, busque orientação médica.

Veja o passo a passo de como fazê-lo:

Idealmente, a avaliação deve ser feita em três momentos diferentes: em frente ao espelho, em pé e deitado.

Na frente do espelho

Sem roupas, observe os seios com os braços caídos, levantados e dobrados atrás do pescoço e com as mãos na bacia, pressionando-a para verificar se existe alteração na superfície da mama. É importante avaliar o tamanho, a forma e a cor, além de inchaços, saliências e rugosidades.

Em pé

A palpação das mamas deve ser feita durante o banho, com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Os dedos devem estar esticados e fazer movimentos circulares, de cima para baixo. Para cada lado, fazer o seguinte:

Colocar o braço atrás da cabeça

  1. Palpar a mama em movimentos circulares: primeiro no formato de círculos que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio todo; depois em linhas retas em direção ao mamilo e por último em linhas retas para cima e para baixo.
  2. No fim da palpação, pressionar os mamilos suavemente e observar se existe saída de líquido.

Deitada

A palpação deitada é como a em pé. Se desejar ficar mais confortável, coloque uma almofada debaixo do ombro que estiver com o braço levantado. Os mesmos três passos de palpação acima devem ser feitos em cada mama nessa posição.

Nas próximas matérias publicadas no site da Nossa Metrópole, relacionadas ao Outubro Rosa, você saber um pouco mais sobre fatores de risco, prevenção, exames, tratamento, além de relatos de quem passou por essa experiência e orientações com um especialista da área.

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

O Boticário presenteia Camaçari com carrossel iluminado neste Natal

A atração gratuita funcionará até 23 de dezembro na...

Governo autoriza concurso para a Polícia Federal

O governo federal publicou, na edição desta sexta-feira, 6,...

“Cultura gospel” pode virar patrimônio cultural imaterial da Bahia

A cultura gospel do movimento da religião evangélica pode ser reconhecida...