Perfil do público: 400 pessoas são entrevistadas em pesquisa na Costa de Camaçari

Com objetivo de conhecer o perfil dos turistas e visitante que escolhem a costa camaçariense como destino de férias, de períodos festivos e afins, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realiza junto ao público a Pesquisa de Demanda Turística da Costa de Camaçari, que é parte integrante do Projeto de Desenvolvimento do Empreendedorismo Turístico na cidade.

O levantamento dos dados, feito quantitativa e qualitativamente por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, acontece a cada três meses. Entre os dias 15 e 23 de dezembro, por exemplo, 400 pessoas que estiveram nas localidades de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim foram entrevistadas. Durante a abordagem, o público respondeu questões referentes à faixa etária, renda, tipo de hospedagem escolhida, aspectos positivos e negativos observados, grau de satisfação, entre outras.

A titular da Setur, Cristiane Bacelar, destacou a importância do estudo técnico como fundamental para nortear a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo no município. “Assim, conseguimos elaborar um plano de trabalho com ações mais efetivas. O diagnóstico, obtido através de entrevistas presenciais assistidas, conduz nossas ações e, desta forma, aprimoramos os trabalhos com vistas na promoção de maior desenvolvimento socioeconômico na região”, esclareceu.

De acordo com o planejamento da pasta para 2024, novas pesquisas serão realizadas trimestralmente ao longo do ano, visando verificar e comparar o perfil dos viajantes nos diferentes períodos, considerados de alta e de baixa temporada, no âmbito da atividade turística. “Durante todo o ano nossas hospedagens alcançam números significativos, no que se refere ao percentual de ocupação. Com as pesquisas de opinião feitas junto àqueles que nos visitam, inclusive os estrangeiros, sabemos onde podemos melhorar, para que eles voltem mais vezes e em outras oportunidades”, pontuou a secretária.

De acordo com o parecer técnico, relacionado à investigação realizada no final do ano passado, verificou-se que a competitividade do destino turístico Costa de Camaçari se encontra bem posicionado no desejo de consumo do público-alvo, e apresenta grande potencial de crescimento a partir de aspectos, como belezas naturais, qualidade das praias, cultura, opções de entretenimento, lazer e vida noturna agitada, hospitalidade e vasto acervo histórico.

Os resultados da primeira pesquisa de 2024, realizada entre os dias 9 e 14 de fevereiro, serão divulgados posteriormente. No período, as equipes técnicas da Setur e do Sebrae percorreram as principais praias de Camaçari, onde abordaram turistas e visitantes, que aproveitaram o recesso de Carnaval para visitar a região.