CETEP
sábado, 7 dezembro, 2024

Pescadores de Arembepe recebem auxílio para evitar que mau tempo cause estragos às embarcações

- Publicidade -
CETEP
Os barcos foram alocados na Praça das Amendoeiras e ficarão no local até que os efeitos da frente fria sejam minimizados. Foto: Ascom/PMC

 

Com previsão de ondas de quatro metros e rajadas de vento de 70 Km/h, várias atividades náuticas foram canceladas na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por causa dos riscos de enfrentar o mar agitado. Em Camaçari, a Prefeitura auxiliou, neste sábado (20), os pescadores de Arembepe na retirada de barcos da faixa de praia para evitar danos nas embarcações. Os Barços foram alocados na Praça das Amendoeiras e ficarão no local até que os efeitos da frente fria sejam minimizados.

Os equipamentos de pesca foram arrastados da praia e içados com o auxílio de uma retroescavadeira. “Fui informado pelos pescadores dos riscos da frente fria desse final de semana e informei ao prefeito Elinaldo. Através da mobilização das secretarias, conseguimos em tempo recorde deslocar uma máquina para apoio na remoção e a liberação dos órgãos de fiscalização municipal para esse ajuste temporário”, conta o secretário de Turismo, Gilvan Souza, que ajudou na operação.

Além do auxílio de emergência, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e o secretário de Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, estão dialogando com os pescadores para a instituição de um benefício que atenda a categoria durante o inverno. Para isso, o governo municipal propôs o Mais Pesca que, além de conceder aos pescadores e marisqueiras incentivos financeiros, promoverá uma série de capacitações dos beneficiários, com o propósito de prepará-los para melhor executar a profissão.

O Projeto de Lei nº 975/2019, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, prevê que o incentivo, a ser distribuído pelo Mais Pesca, tenha como valor máximo o correspondente a 40% do salário mínimo vigente, pago mensalmente, ao longo de um ano. O benefício tem valor superior ao praticado em gestões anteriores, quando os contemplados recebiam um salário mínimo durante três meses.

Os pescadores do município também devem ser beneficiados com a conclusão dos estudos para inclusão de atividades de lazer relacionadas ao setor – a exemplo de passeios de barco, pesca esportiva e observatório de animais marinhos – como forma de incremento ao turismo.

 

Fonte: Ascom/Prefeitura

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

O Boticário presenteia Camaçari com carrossel iluminado neste Natal

A atração gratuita funcionará até 23 de dezembro na...

Governo autoriza concurso para a Polícia Federal

O governo federal publicou, na edição desta sexta-feira, 6,...

“Cultura gospel” pode virar patrimônio cultural imaterial da Bahia

A cultura gospel do movimento da religião evangélica pode ser reconhecida...