segunda-feira, 24 ago 2026

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta segunda; veja

- Publicidade -

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que eleitores em situação irregular regularizem seu título junto à Justiça Eleitoral. A medida é voltada a cidadãos que deixaram de votar, justificar a ausência e pagar a multa nas três últimas eleições consecutivas – considerando cada turno como uma eleição.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5,1 milhões de brasileiros estão nessa condição. A maioria dos eleitores irregulares é composta por homens, que representam 58% do total.

A regularização pode ser feita online, por meio dos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. O processo inclui a consulta da situação eleitoral e o cumprimento das instruções indicadas. Débitos quitados são registrados automaticamente. Já nos casos em que o eleitor declara não ter condições de arcar com a multa, o juiz eleitoral pode conceder isenção.

O atendimento presencial também está disponível nos cartórios eleitorais. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, além de outros comprovantes como título eleitoral (ou e-Título), registros de votação, justificativas e comprovantes de pagamento ou dispensa de multa.

A regularidade do título eleitoral é requisito para acessar diversos direitos civis. Entre eles estão a emissão de passaporte e carteira de identidade, participação em concursos públicos, posse em cargos públicos, recebimento de salários de funções públicas e matrícula em instituições de ensino oficiais.

Quem está isento da regularização do título eleitoral

O cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos, menores de 18 anos, maiores de 70 ou pessoas não alfabetizadas. Também estão isentos indivíduos com deficiência que impeça o voto, quem teve justificativa aceita pela Justiça Eleitoral e pessoas falecidas (neste caso, a certidão de óbito deve ser levada ao cartório).

ARATU

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Parque Verde I ganhará novo mercado, praça e campo de futebol

A Prefeitura de Camaçari assinou, neste domingo (23), a...

IFBA Camaçari abre inscrições para Ingresso 2027 com 240 vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari está com...

ACEC Camaçari realiza o Café com negócios nesta terça-feira (25), Buffet Lilás, em Camaçari

A Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC) realiza,...