Buscando a melhora dos índices educacionais do município em 2024. O prefeito Elinaldo Araújo acompanhado da secretária da Educação Neurilene Martins, se reuniu com o coordenador nacional do Programa Educar pra Valer (EpV), Veveu Arruda, com o intuito de planejar ações e analisar os dados de aprendizagem alcançados no município em 2023.
Durante o encontro, o prefeito reafirmou a importância da parceria para os estudantes da rede, sobretudo os dos anos iniciais (1° ao 5° ano), etapas que são foco do programa.
“Os nossos alunos são os maiores beneficiados com essa parceria, através da qual o município conta com apoio técnico para a formação de professores, materiais de suporte, um sistema próprio de avaliação informatizado, acompanhamento intelectual e muito mais. A continuidade dessa cooperação é de extrema importância para Camaçari”, declarou.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a atuação do EpV em Camaçari no aperfeiçoamento das abordagens pedagógicas voltadas para a alfabetização, evidenciando os desdobramentos desse início da jornada acadêmica ao longo da vida dos cidadãos.
“São parceiros que nos apoiam em diversas ações voltadas para a recomposição das aprendizagens, com atenção especial à alfabetização, que é o alicerce para outras aprendizagens. Uma criança, quando não alfabetizada na idade certa, tem seu percurso formativo obstruído. Por isso, na nossa rede, ninguém fica pra trás”, afirmou.
O EpV é parceiro do município desde 2019, quando Camaçari passou a contar com assessoramento técnico gratuito para implementação e boas práticas na gestão da educação. O coordenador nacional do EpV, Veveu Arruda, que também é presidente da Associação Bem Comum, falou com entusiasmo da dedicação demonstrada pela administração municipal com a educação em Camaçari.
“Essa tem sido uma jornada de troca, de aprendizados mútuos, pois Camaçari nos ensina muito sobre como podemos melhorar nossa cooperação em outras cidades. É importante o esforço que o prefeito Elinaldo tem feito aqui. Ele transformou a educação em prioridade e, frequentemente, cito esse engajamento como exemplo”, contou, exaltando o envolvimento do gestor municipal nas pautas da educação.
Também participaram da reunião, realizada na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov), nesta quarta-feira (31/1), o subsecretário da Educação, Francisco Lima Junior; e a coordenadora do EpV na Bahia, Lucidalva Bacelar.