A Prefeitura de Camaçari aumentou o investimento na alimentação escolar da rede municipal de ensino. O prefeito Ademar Delgado, por entender que se trata de uma necessidade da população, tem aumentado os recursos gradativamente desde o ano de 2013.
Cerca de 80 itens são comprados através de licitação, mas o objetivo é ultrapassar 100. O cardápio cumpre as normas da resolução 38/2009 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que regulamenta a alimentação escolar aos alunos da atenção básica.
Uma nutricionista define o cardápio que deve estar de acordo a resolução, que tem como uma das diretrizes obedecer a cultura regional de cada estado. Em Camaçari, a Secretaria de Educação (Seduc) adotou alimentos como mandioca, aipim, batata-doce, banana e, a partir deste mês, o cuscuz.
Os alunos de tempo integral, segundo a resolução, devem ter uma alimentação correspondente a 70% das necessidades nutricionais, e no cardápio estão inclusos dois lanches e um almoço, incluindo uma fruta de sobremesa.
Os alunos diabéticos também estão sendo beneficiados. Entre os produtos exclusivos para estes estudantes estão arroz, pão e macarrão integral, adoçante e iogurte diet. Entre as escolas que atendem estes alunos estão a Monteiro Lobato, Natal e Santo Antônio Machadinho.
Fernanda Melo / Redação Nossa Metrópole