Prefeitura incorpora 10 novos ônibus à frota do transporte escolar de Camaçari

- Publicidade -
Stand

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), informou que ajustes nos roteiros do transporte escolar estão sendo implementados para melhor atender às crianças. Além disso, 10 novos ônibus foram incorporados à frota até o momento.

Foto: reprodução – Adeilson Carvalho

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem qualificando e ampliando o sistema de transporte escolar desde o início do ano letivo de 2022, quando a demanda pelo serviço foi significativamente afetada pelo crescimento exponencial no número de alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino.

As ações implementadas pela pasta incluem ajustes operacionais nos roteiros e a adição de novos veículos na frota. Ao todo, 10 novos ônibus já foram incorporados e mais 20 devem completar a frota.

Os usuários já percebem as melhorias realizadas e fazem uma avaliação positiva das iniciativas. Zeane Lopes, 32 anos, é mãe da aluna do Ciei da Gleba E, Maria Alicia, de 4 anos. Ela afirma que ficou feliz com a qualidade do ônibus que começou a transportar a sua filha esta semana.

“É um veículo mais conservado, com cadeiras mais confortáveis e que faz com que eu me sinta mais segura em embarcar a minha filha. Na minha opinião, a Secretaria da Educação está no caminho certo”, avaliou, aprovando a nova frota de veículos que passou a atender aos estudantes, sendo este um veículo com acessibilidade, equipado com rampa para embarque de cadeirante.

No bairro do Parque Verde II, que começou a ser assistido com transporte escolar nesta gestão, os usuários comemoram a chegada de mais um ônibus, em operação há cerca de 20 dias. Raissa Ribeiro, 16 anos, estudante do ensino médio, elencou os benefícios da novidade.

“Ter dois ônibus circulando no nosso bairro foi uma ótima decisão. Não temos mais aglomeração e nem atrasos por conta de transtornos no transporte escolar. Agora vou muito mais tranquila para a escola”, declarou a estudante, enquanto aguardava o roteiro.

Os bairros Gleba C e Bairro Novo, na sede, e as comunidades de Mutirão de Catu de Abrantes e Sangradouro (Arembepe), na costa, são exemplos de localidades que também estão recebendo roteiros inéditos, e mais regiões passarão a ser assistidas.

De acordo com a secretária da Educação, Neurilene Martins, quando a Seduc constatou que a quantidade de veículos e os roteiros tradicionalmente cumpridos eram insuficientes para atender a nova demanda, a mobilização para reestruturar o sistema foi iniciada de imediato.

“Já com um levantamento das necessidades mais urgentes, nos reunimos com o prefeito Elinaldo Araújo que, de imediato, autorizou aditivos para agirmos no sentido de promover a ampliação progressiva do serviço”, relatou a gestora da Seduc, ao explicar que também está em contato com o Governo do Estado para que a proporcionalidade da parceria seja reajustada, com a melhoria do aporte financeiro destinado ao município.

Para ampliar a segurança nos veículos durante a condução dos alunos, a instalação de câmeras de vigilância está sendo discutida. De acordo com a Coordenação de Transporte Escolar da Seduc, esta é uma forma de coibir atos de violência ou outros comportamentos indevidos nos ônibus, salvaguardando a integridade física e psicológica dos estudantes.

A presença de agentes de apoio, prioritariamente nos veículos que atendem a Educação Infantil e o Fundamental I, bem como em alguns veículos do Fundamental II e Ensino Médio, também compõe o conjunto de ações voltadas para a qualificação do serviço de transporte escolar em Camaçari.

Compartilhar:

Michele

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Ex-diretora penal presa por facilitar fuga é encontrada em estado grave

Ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, Joneuma Silva Neres,...

Campanha é organizada para apoiar dono de estofaria após incêndio

No último domingo (19), um incêndio devastou a estofaria...