Nesta quinta (11/08) foi mais um dia de encontro do projeto Cavalgando para o Futuro, realizado através da parceria da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) com o Centro de Equoterapia Nosso Lar. Pioneiro na Bahia, o projeto visa ressocializar crianças e adolescentes de 10 a 18 anos incompletos, que cumprem medidas socioeducativas.

Os encontros serão realizados neste mês, sempre às quintas-feiras, nos turnos matutinos e vespertinos, e envolvem os jovens e os pais. O trabalho conta com acolhimento na chegada, realização de dinâmicas de recepção, seguido de atividades com cavalo e, por fim, a integração da família com a equipe.
Dentre as expectativas, o projeto visa fomentar o trabalho em equipe, criar ou fortalecer o laço familiar, através do laço afetivo que o cavalo proporciona, estimular a busca do conhecimento da origem, cultivar a relação, a atenção e o cuidado e trabalhar valores pessoais, familiares e sociais. O cavalo é utilizado como mediador para as relações humanas e os jovens terão experiências em todos os processos que envolvem o animal, como de contato, alimentação e montaria.
O trabalho de hoje foi com o cavalo Pegasus. Mãe e filha, de 35 e 13 anos, respectivamente participaram da ação. A mãe elogiou a iniciativa e falou sobre a expectativa de trabalhar questões pessoais “espero vencer medos e superar a dificuldade de confiança”, já a filha, afirmou estar muito feliz em participar do projeto “fico ansiosa para chegar a quinta-feira, conto os dias”. O Cavalgando para o Futuro ajudou mãe e filha a estreitar os laços, elas estabeleceram este dia da semana como o ‘dia de mãe e filha’ e estenderam a programação que contará com uma sessão de cinema em casa no turno da tarde.
“Esta é uma alternativa para tratar essas questões, estimular a afetividade e, com inovação, buscar novos caminhos. E a iniciativa já está superando a expectativa”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, que também participou da ação.
O trabalho é desenvolvido com toda a equipe do Centro de Equoterapia Nosso Lar, que envolve psicólogo e equipe de equitação. Os jovens atendidos foram encaminhados pelo Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e pela Casa da Criança e do Adolescente, neste último caso os participantes não cumprem medidas socioeducativas e forma selecionados para integrar a ação.
Ascom: PMC

