Natal Boulevard
sexta-feira, 8 novembro, 2024

Rastreamento do câncer de mama beneficia mulheres da orla de Camaçari

- Publicidade -
Natal Boulevard

As mulheres que residem em Vila de Abrantes e outras localidades da orla do Município serão beneficiadas, a partir desta segunda-feira (11/04), com os serviços oferecidos pela unidade móvel do Rastreamento do Câncer de Mama. A carreta ficará no estacionamento da Prefeitura Avançada da Orla até o dia 13.

080416023446415891

Com objetivo de alcançar o maior número de mulheres do Município que se encontram na faixa etária de risco para o surgimento do câncer de mama, que é de 50 a 69 anos, a iniciativa integra o programa Saúde Sem Fronteiras e realiza exames e diagnóstico precoce da doença.

Na sede do Município, a unidade encontra-se no estacionamento da Prefeitura, no Centro Administrativo, e funciona até sábado (09/04). Até o momento foram atendidas cerca de 3 mil mulheres.

Para a costureira Elenilda Geralda de Souza, de 60 anos, a iniciativa é de extrema importância para todas as mulheres. “Essa será a quarta vez que realizo a mamografia. Além de realizar de forma gratuita um exame caro desse, tive a comodidade de realizar o cadastro em casa, com ajuda das agentes de saúde”, disse a moradora do bairro Ficam, que aguardava atendimento para o exame de mamografia. A iniciativa também foi elogiada pela dona de casa Nicelma Maria dos Santos, de 50 anos, que reside no bairro Alto da Cruz, e teve a mesma comodidade no cadastro.

A estrutura do caminhão conta com três mamógrafos e tem capacidade de atender cerca de 210 mulheres por dia. Além disso, a carreta possui plataforma elevatória para atender pessoas com necessidades especiais. Para ser atendida é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e cartão do SUS. O atendimento acontece das 8h às 17h.

Depois de Camaçari, primeira cidade contemplada com a iniciativa, a unidade móvel do Rastreamento do Câncer de Mama beneficiará outros municípios, como Dias D’Ávila, Simões Filho, Conde, Pojuca e Mata de São João.

O programa Saúde Sem Fronteiras é realizado através da parceria entre a Prefeitura, por meio da Sesau, a Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) e o Ministério da Saúde.

Fonte: Ascom / PMC

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias