A área da saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS) vai ganhar um investimento de U$ 285 milhões (ou o equivalente a R$ 769 milhões). O investimento é resultado de um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assinado nesta terça-feira (30) pelo governador Jacques Wagner, na sede do BID, em Brasília.
O banco vai disponibilizar um total de U$ 200 milhões e o restante é fruto do governo estadual para aplicação na área da Saúde, por meio do Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (Prosus).
Com esse investimento, o governo vai construir o Hospital Metropolitano de Salvador, maternidades em municípios que fazem parte da RMS, além de ampliar e qualificar as redes de Atenção Básica, Psicossocial, Urgência e Emergência e a Rede de Atenção Materno-infantil. O projeto tem como objetivo fortalecer o SUS da Bahia, priorizando a RMS, o planejamento e a gestão do serviço público.
A proposta contempla toda a população da região metropolitana – cerca de 3,5 milhões de pessoas -, mas beneficia diretamente a população SUS-dependente, que corresponde a 90% desse contingente. O impacto dos resultados irá atingir, mesmo que indiretamente, toda a população da Bahia.
Fonte: Varela Notícias