Na tarde da terça-feira (23/4) foi dado mais um passo importante para consolidação do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) com a aprovação, em Colegiado Gestor, do regimento que norteará o avanço da oferta das PICS pela Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau).
As PICS são um conjunto de abordagens terapêuticas que têm ganhado destaque pelo seu potencial complementar aos tratamentos convencionais, promovendo uma visão mais holística do cuidado com a saúde. Entre as PICS ofertadas em Camaçari na Atenção Básica e Especializada estão: Auriculoterapia, Lian Gong, Shantala, Acunputura, Ventosa, Imposição de mãos, Dança circular, Práticas energéticas\vibracionais meditativas\contemplativas, Musicoterapia, Fitoterapia, Yoga, Reflexoterapia, Aromaterapia, Ventosa e Moxa.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde estão presentes em Camaçari desde a década de 1970 e no ano de 1996 foi iniciada na SESAU com uma horta comunitária no distrito de Parafuso. Em 12 de setembro de 2017 foi instituído o Nupics através de portaria municipal 052/2017 e que agora teve seu regimento aprovado. O próximo passo será a elaboração da Politica Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC) para aprovação no Conselho Munucipal de Saúde e na Câmara Municipal.
A Sesau compreende que investir em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde é investir em uma abordagem mais humanizada, integral e eficaz para o cuidado com a saúde. Ao integrar essas práticas ao sistema de saúde é promovido o bem-estar e a qualidade de vida da população, além de contribuir para a construção de um sistema mais inclusivo e sustentável.