Samu realiza simulado de acidente com múltiplas vítimas

O NEP (Núcleo de Educação Permanente) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) 192 Camaçari realiza amanhã (18/11), o simulado Acidente Múltiplas Vítimas, atividade que marca o encerramento e a parte prática de um treinamento voltado para os profissionais do Samu Regional e que acontece desde o início do ano. Além de Camaçari, o Samu Regional inclui as unidades das cidades de Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Conde e Itanagra.

A iniciativa ocorre das 8h às 16h, dividida entre a Sede do Samu Camaçari, pela manhã, e a via marginal em frente ao Espaço Camaçari, na avenida Jorge Amado, a partir das 14h, quando os profissionais participarão da simulação de um acidente de trânsito envolvendo um ônibus, um carro e uma moto.

Eles colocarão em prática o conhecimento adquirido no treinamento sobre remoção de vítima, imobilização, retirada rápida dos automóveis, como identificar fraturas e classificar as vítimas, ou seja, todos os aspectos ligados às técnicas de abordagem em suporte básico e avançado.

Antes do simulado, todos os profissionais envolvidos passarão por um processo de revisão e farão o planejamento da ação e a divisão dos grupos para atuação, dentre outros detalhes. A previsão é que cerca de 100 profissionais do SAMU 192 participem da atividade.

O treinamento e o simulado têm como intuito atualizar os profissionais no que se refere aos protocolos utilizados para lidar com situações que envolvam incidentes com mais de cinco vítimas, além de ser uma atualização, prática necessário principalmente tendo em vista a proximidade com o Polo Industrial e do verão, estação do ano em que a região recebe um grande número de visitantes.

Para realizar o simulado o Samu 192 contará com o apoio da STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) e da Defesa Civil, além do 5° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros/Camaçari, do GRAER (Grupamento Aéreo) da Polícia Militar da Bahia e do Resgate da Bahia Norte.

Fonte: Ascom / PMC