Em reunião realizada nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Cultura (SecultBA) e Secretaria de Turismo (Setur) deram mais um passo à frente no fortalecimento do setor audiovisual e da economia da cultura no estado. O Projeto Bahia Estado Locação foi lançado e integra o conjunto de ações fomentadas pela Bahia Film Comission.
Foto: Lucas Rosário/Secult-GovBA
O projeto prevê um conjunto de ações que irão incentivar a cadeia econômica e turística, destacando para dentro e fora do estado o potencial da Bahia como um polo para a produção audiovisual.
“Esse projeto visa colocar a economia da cultura no eixo do desenvolvimento do nosso Estado. Pois vai fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual, inserir a Bahia como um dos principais destinos para produções cinematográficas e, assim, gerar emprego e renda, além de divulgar e valorizar os destinos turísticos”, destacou a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana.
Segundo apresentaram Daniela Fernandes, diretora de Audiovisual da Funceb, e Thales Castro, coordenador do Bahia Film Comission, o objetivo é atrair realizadores e viabilizar o acesso a locações em todo o estado da Bahia, que possam ser utilizados por filmes, séries, videoclipes, dentre outros gêneros de produções. Para movimentar a economia local, o projeto se compromete com a divulgação e valorização dos serviços, empresas e profissionais dos municípios e do estado como um todo, incentivando que as produções contratem os serviços locais para a sua execução.
“Turismo e Cultura são irmãos siameses, caminham juntos. Estamos unidos no projeto Bahia Estado Locação que dá estrutura para aqueles que nos procuram para fazer locação, consolidando a Bahia como destino turístico muito importante no Brasil”, ressaltou o secretário de Turismo Maurício Bacellar.
Para o setor turístico, o potencial do projeto Bahia Estado Locação está em divulgar, a partir das produções audiovisuais aqui executadas, as nossas cidades para fora do estado, servindo como divulgação e potencialização de possíveis destinos de viagens e de turismo cinematográfico.
O projeto ainda se propõe a realizar atividades que promovam e atraiam o investimento no audiovisual baiano, através de palestras, reuniões e rodadas de negócios de produtoras instaladas na Bahia, assim como com os players do mercado audiovisual nacional e internacional, para demonstrar o potencial e estruturação do setor audiovisual na Bahia. Ações de internacionalização, como acordos para coproduções e encontros com Fundos Internacionais, também estão inclusas entre as demandas contínuas.
Mapa de serviços e articulação com os municípios
O Mapeamento dos Municípios – Bahia Estado Locação oferecerá os serviços disponíveis nas cidades, seu patrimônio histórico e cultural, bem como diversidade de paisagens e biomas presentes nos territórios baianos passíveis de interesse visual e imagético para os mais variados formatos de projeto audiovisual.
Isso ocorrerá através de um formulário online que os gestores municipais preencherão com as informações e imagens para composição de um Catálogo. A Bahia Film Commission cuidará do recebimento das informações, gerenciamento e organização para construção de um catálogo para publicação em seu site. O formulário está disponível em https://forms.gle/x7E3ZJePFrDSs2ZA7.