Na tarde desta terça-feira (18/08), foi realizada a apresentação do Grupo Cabloco Mirim de Parafuso, na Biblioteca Infantojuvenil, localizada na praça Abrantes. A iniciativa faz parte da Semana dos Mestres de Cultura Popular, comemorada no dia 22 de agosto. Cerca de 100 alunos da Escola Cosme de Farias, situada no bairro Phoc I, participaram do evento.
O evento, iniciado na última segunda-feira (17/08) com a apresentação da Chegança Masculina, na Biblioteca Ler É Preciso, no distrito de Vila de Abrantes, segue até sexta-feira (21/08) com apresentações no Teatro Alberto Martins e nas bibliotecas Jorge Amado, Infanto Juvenil e Ler é Preciso.
O secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, observou que a atividade visa propagar a cultura popular e estimular os jovens. “Estamos trabalhando em conjunto com a Seduc para que os jovens conheçam a história de cada grupo e de seus mestres e participem dos grupos culturais existentes nas comunidades em que vivem”, ressaltou.
Os alunos do 6º ano, Raissa da Silva e Luan de Almeida, de 12 e 13 anos, respectivamente, ficaram entusiasmados com a apresentação. “Gostei muito das atividades”, destacou a estudante Raissa da Silva.
Antes da apresentação do Cabloco Mirim de Parafuso, os alunos participaram de diversas atividades realizadas pelos monitores da biblioteca Infantojuvenil.
Nesta terça-feira, também aconteceram apresentações simultâneas nas bibliotecas Jorge Amado e Teatro Alberto Martins, com os grupos Eremim, de Parafuso, e o Boi Bonito de Vila de Abrantes, respectivamente. A Semana dos Mestres de Cultura Popular é realizada em parceria com a Seduc (Secretaria de Educação).
PROGRAMAÇÃO
Biblioteca Ler É Preciso (Vila de Abrantes)
Quarta-feira (19/08)
14h – Apresentação Samba Chula Raízes do Passado
Quinta-feira (20/08)
14h – Apresentação do Boi Estrela de Barra do Jacuípe
Biblioteca Jorge Amado (Avenida 28 de Setembro)
Quinta-feira (20/08)
14h – Apresentação do Boi Janeiro de Parafuso
Sexta-feira (21/08)
14h – Apresentação do Samba Cabloco de Parafuso
Biblioteca Infanto Juvenil (Praça Abrantes)
Quinta-feira (20/08)
14h – Apresentação do Grupo Guerreiros de Parafuso
Sexta-feira (21/08)
14h – Apresentação do Boi Mirim de Parafuso
Teatro Alberto Martins
Quarta-feira (19/08)
14h – Apresentação do Grupo Nativas de Arembepe
Quinta-feira (20/08)
14h – Apresentação do Grupo Espermacete
Sexta-feira (21/08)
18h – Encontro dos Mestres
Fonte: Ascom / PMC


