Para garantir boas condições de trânsito e transporte para as pessoas que vão curtir a Festa de Arembepe, entre os dias 20 e 23 deste mês, a STT (Superintendência do Trânsito e Transporte) de Camaçari montou um esquema especial.
Ampliação da oferta do transporte público e do horário de funcionamento, garantia de vagas de estacionamento e intensificação na fiscalização são algumas das medidas que serão adotadas pela STT que trabalhará em regime de 24 horas nos dias da festa.
Quanto ao estacionamento, a STT determinou várias áreas para serem utilizadas, a exemplo dos acessos ao Piruí e Aldeia Hippie, além das áreas situadas às margens da Estrada do Coco na direção das ruas Volta do Robalo e Vilarejo.
O ordenamento dos serviços de trânsito e transporte será feito por uma equipe composta por agentes, supervisores, fiscais e coordenadores. Os profissionais atuarão com o suporte de viaturas e motocicletas.
TRANSPORTE
Durante o evento, o sistema urbano de transporte (Sede/orla) atuará em esquema especial com a circulação de ônibus e microônibus, em intervalos de 15 a 30 minutos para atender a demanda. Haverá ainda veículos reservas, em horários especiais, que auxiliarão no deslocamento de passageiros, além da oferta de mototáxis e táxis.
O terminal de ônibus urbano e metropolitano, será transferido para a rua do Loteamento do Vilarejo, próximo a uma casa de material de construção, onde ficará das 9h do dia 20/03 até as 6h do dia 23/03.
Quanto aos horários especias, haverá roteiros saindo de Arembepe para a Sede das 22h30 até 4h30 da madrugada. As saídas com destino à Salvador serão das 23h às 4h30. De Arembepe para Barra do Pojuca, da meia-noite às 4h. De Arembepe para Jauá e Vila de Abrantes haverá roteiros especiais das 2h às 4h. No entanto, serão ampliados os horários especiais de acordo com a demanda de passageiros.
TRÂNSITO
A via principal de Arembepe, que compreende o entroncamento até a rótula da praça dos Coqueiros Tia Deja, será interditada a partir das 6h de sexta-feira (20/03), até meia-noite do dia 23/03 (segunda-feira). No período das 6h às 9h o tráfego será liberado para veículos e pedestres.
O intervalo servirá também para o serviço de carga e descarga de mercadorias de bares, mercados e restaurantes. No período estipulado será permitida ainda a circulação de veículos de moradores do trecho, mediante apresentação de comprovação de moradia no local.
Só poderão se deslocar livremente na avenida principal os carros de sons ou mini-trios utilizados nos desfiles dos blocos, veículos das atrações que se apresentarão na festa, além de profissionais de serviços essenciais, como as polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Juizado de Menores, STT, Fiscalização Integrada, Corpo de Bombeiros, ambulâncias, Coelba, Embasa, iluminação pública, imprensa e Comissão de Eventos.
O acesso à Volta do Robalo será permitido pelas ruas da Embasa e Conceição. Quem desejar se deslocar até as ruas Caraúnas, Piruí e ao centro de Arembepe deve ir pelo Vilarejo. Veículos vindos da Estada do Coco, devem entrar na rua Mesqueira, próximo a uma madeireira, localizada na esquina.
Fonte: Ascom / PMC