Com o objetivo de monitorar a velocidade de propagação da Covid-19 em Camaçari, devido a variante Ômicron, a Secretaria da Saúde (Sesau) realizará nesta sexta-feira (28/1), na Praça da Lama Preta, mais uma ação de testagem itinerante, que ocorrerá das 9h às 16h. Serão realizados 100 testes pela manhã e 100 pela tarde.
Antes da testagem, os pacientes passarão por uma triagem, e aqueles em que os resultados derem positivos serão encaminhados para atendimento nas unidades de referência do seu bairro. Após a Lama Preta, a próxima testagem itinerante já tem data e local definido. Será na quarta-feira (2/2), das 9h às 16h, na Academia da Saúde, no Ponto Certo.
Além da testagem itinerante, a Sesau tem recebido em todas as unidades de saúde, pacientes sintomáticos por demanda aberta, no qual após passarem pela triagem médica, são encaminhados para testagem. Para ajudar nesse atendimento de sintomáticos, desde o início da semana as Unidades Básica de Saúde (UBS) do Gravatá e de Saúde da Família (USF) do Nova Aliança têm atendido exclusivamente pacientes sintomáticos gripas, realizando triagem médica e testagem Covid.
Secretário da Saúde, Elias Natan ressalta que o momento epidemiológico requer, mais uma vez, a atenção de todos. “Graças à vacinação, não temos o mesmo número de casos graves e óbitos como tivemos ano passado. Pois, com a velocidade de transmissão dessa nova cepa da Covid-19, sem a vacinação o cenário seria muito mais devastador do que em 2021. Enquanto Secretaria da Saúde, temos feito todo o possível desde o primeiro dia de enfrentamento à pandemia. Peço mais uma vez o apoio da população, principalmente se vacinando, usando a máscara e evitando aglomerações”.