Uma revolta em um bar da comunidade LGBT em Nova York, no dia 28 de junho, em 1969, foi o marco inicial da luta por direitos civis das minorias LGBT e a data logo foi adotada em outros pontos do mundo como Dia Internacional do Orgulho LGBT.
Hoje, mesmo diante das poucas conquistas sociais e políticas conseguidas no Brasil, inclusive com todo com preconceito e intolerância enfrentados, as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, tem muito que se orgulhar, bem como, reforçar também a luta pela igualdade de gênero.
Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT, a Nossa Metrópole conversou com o maquiador Torlony Atila, um militante do movimento, que falou sobre algumas conquistas que podemos comemorar neste dia.
“Graças a Deus, hoje temos uma conquista que foi a criminalização da LGBTfobia, que é uma das maiores conquistas, pois lutamos todos os dias contra o preconceito, racismo em geral. Para a gente é muito mais complexo! A luta é diária! Nós Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros não buscamos que o hetero aceite a gente, mas buscamos que haja o respeito, pois é através do respeito que podemos conviver em sociedade, mesmo com escolhas diferentes, pois isso cabe a cada um de nós decidir”, comenta.
Confira o vídeo completo no instagram @nossametropole