segunda-feira, 27 jul 2026

TSE exclui biometria das eleições 2020 para evitar transmissão da Covid-19

- Publicidade -
PREFEITURA DE LAURO

A biometria não será mais obrigatória para a votação nas eleições municipais de 2020. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após recomendações de infectologistas que prestam consultoria sanitária para o pleito.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, ouviu as orientações dos médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria.

Segundo os especialistas, a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações. “Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas”, afirma o TSE em nota.

As eleições serão realizadas em novembro, com o primeiro turno no dia 15 e o segundo, se necessário, no dia 29.

Os médicos acreditam que a situação da pandemia estará em condição inferior à registrada atualmente, mas mesmo assim defendem a necessidade de “proporcionar o mais alto grau de segurança possível para os eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral”.

Este ano, 119,7 milhões de eleitores estariam aptos a votar por biometria. Nas eleições de 2018, esse número era de 87,3 milhões.

Cartilha

Uma cartilha de recomendação também será produzida para o dia da eleição, contendo informações de prevenção para eleitores, mesários, fiscais de partido, higienização do espaço físico das seções, policiais militares e agentes de segurança, movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), população indígena/locais de difícil acesso e população carcerária.

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Homem mat# namorada enterra em casa e refaz piso para esconder o corpo

Uma mulher de 33 anos, identificada como Monique de...

Família faz apelo por regulação urgente para paciente internada na UPA de Arembepe

Familiares de Maria Cristina Bomfim de Souza estão mobilizados...

Estudo aponta que apostas retiraram R$ 143,8 bilhões do comércio brasileiro em dois anos

Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens,...