A empresa Uber anunciou nesta terça-feira, dia 16, uma mudança na cobrança da taxa de cancelamento de corridas. Segundo a empresa, o valor cobrado agora será calculado com base no tempo e na distância percorrida pelo motorista desde a solicitação da viagem até o momento da suspensão feita pelo cliente. Além disso, o prazo para o passageiro cancelar a viagem, sem que haja qualquer cobrança, foi reduzido de 5 para 2 minutos. As alterações já estão em vigor.
Até esta segunda-feira, dia 15, o valor da taxa era fixo: R$ 7. Agora, no ato do cancelamento, segundo a empresa, o usuário será informado do valor extra a ser cobrado pela suspensão da viagem. Essa informação será dada antes do pedido de confirmação do cancelamento.
Haverá, no entanto, limites mínimo e máximo de cobrança, de acordo com o serviço utilizado.
Se o motorista cancelar a viagem, depois de esperar o passageiro no local de embarque por 5 minutos, também será cobrada a taxa de cancelamento do usuário, para reembolsar o tempo perdido pelo condutor.
A empresa não informa ao usuário, no entanto, se haverá alguma penalidade aplicada ao motorista que cancelar a viagem ou desviar do caminho, para obrigar o passageiro a suspender a corrida.
Caso discorde da taxa, o usuário poderá utilizar o link para pedir ajuda.
Para verificar se houve cobrança por cancelamento, o usuário deve:
– Clicar no ícone de menu e depois em “Suas viagens”
– Selecionar “Anteriores” e selecionar a viagem cancelada
– Clicar em “Recibo”
– Se houve cobrança da taxa de cancelamento, esta vai aparecer no recibo
– Do contrário, o preço da viagem vai ser informado como “0”