Vitória vence o Atlético de Alagoinhas e encaminha classificação no Campeonato Baiano

No Barradão, neste domingo (25), o Vitória venceu o Atlético de Alagoinhas por 3 a 0 e pulou para a vice-liderança do Campeonato Baiano, praticamente garantindo a sua vaga para as semifinais do Estadual, algo que não acontece desde 2018. Agora, o Rubro-Negro soma 16 pontos, mesma pontuação do líder Bahia, porém com menos saldo de gols que o rival. Na 3° colocação, também com 16, aparece o Barcelona de Ilhéus, seguido pela Juazeirense, com 14. Faltando uma rodada para o fim da 1ª fase, o Jequié, 5º colocado, está com 13, com seis gols a menos de saldo em relação ao Vitória. O Jacobina, 6º com 11, ainda tem remotas chances de classificação.

Os gols da partida foram marcados por Rodrigo Andrade, Osvaldo, artilheiro do Leão em 2024 com cinco gols marcados em 10 partidas, e Daniel Júnior. Com o resultado, o Vitória chegou ao 19º jogo de invencibilidade no Barradão, local onde não perde desde 11 de junho do ano passado, ainda pela 12ª rodada da Série B, contra o Criciúma. No período, a equipe do técnico Léo Condé soma 15 vitórias e quatro empates.

A próxima partida no calendário do Rubro-Negro será contra o Itabuna, no próximo domingo (3), às 16h, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, pela última rodada da 1ª fase do Campeonato Baiano. Para ficar com a liderança, o Vitória terá que vencer o Itabuna e torcer para um tropeço do Bahia, que enfrenta o Jacuipense, na Arena Fonte Nova, no mesmo dia e horário. Depois, o Leão foca na Copa do Nordeste. No dia 6 de março, a equipe enfrenta o Itabaiana-SE, no Barradão, pela 5ª rodada da fase de grupos do torneio regional.

Já o Atlético de Alagoinhas está na 7ª colocação do Baianão. Com sete pontos,o Carcará tem apenas um ponto mais que o Itabuna, que abre a zona de rebaixamento. Na última rodada, o Atlético encara o Barcelona de Ilhéus, no Carneirão, em Alagoinhas.

O JOGO

A primeira chegada de perigo da partida aconteceu aos 13 minutos. O lateral-esquerdo Patric Calmon, que voltou ao time titular rubro-negro, recebeu passe de Matheusinho e arriscou de fora da área. A bola passou longe do gol do Atlético de Alagoinhas.

Mateus Gonçalves perde de cara

Aos 21 minutos, Mateus Gonçalves recebeu ótimo passe de Alerrandro e ficou em excelente posição para abrir o placar. No entanto, Mateus parou na boa intervenção do goleiro Val Shrek. Na sequência, Matheusinho tocou para Rodrigo Andrade, que tirou do marcador e mandou uma bomba, mas a bola por cima do gol do Carcará.

Pressão do Vitória

Aos 25′, o Vitória teve mais uma grande chance de abrir o placar. Willian Oliveira deu bom lançamento para Osvaldo, que recebeu dentro da área. O camisa 11 rubro-negro podia até ter dominado, mas preferiu cabecear de primeira e a bola foi para fora.

Defesaça de Val Shrek!

Após cruzamento de Mateus Gonçalves, aos 34 minutos, o centroavante Alerrandro executou belo cabeceio e exigiu uma defesaça do goleiro Val Shrek, que espalmou bonito para escanteio. Logo depois, o Atlético de Alagoinhas respondeu. Em contra-ataque rápido, Leonardo lançou Giancarlo, que tocou de cabeça e a bola saiu tirando tinta da trave de Muriel.

De novo Alerrandro x Val Shrek

Aos 43 minutos, Mateus Gonçalves cobrou escanteio e a bola sobrou para Alerrandro. O camisa 9 rubro-negro girou batendo de perna esquerda e Shrek fez mais uma grande defesa.

Água mole em pedra dura…

De tanto pressionar, o Vitória abriu o placar aos 44 minutos. Matheusinho cobrou escanteio com maestria na cabeça de Rodrigo Andrade. Livre de marcação, Rodrigo tocou de cabeça para vencer o goleiro do Atlético de Alagoinhas. Esse foi o primeiro gol do volante rubro-negro na temporada e a quarta assistência de Matheusinho, líder da equipe no quesito.

2° TEMPO

 

Golaço de Osvaldo

Logo aos 3 minutos da 2ª etapa, Osvaldo recebeu passe de Rodrigo Andrade e acertou um chutaço de fora da área para ampliar o placar para o Vitória. Esse foi o quinto gol do atacante com a camisa do Leão em 2024, artilheiro isolado da equipe.

Matheusinho acerta a trave

Aos 14 minutos, Alerrandro arriscou de fora da área. No meio do caminho, a bola desviou em Matheusinho e tocou na trave do Atlético de Alagoinhas.

Substituições de Condé

Aos 16 minutos, Léo Condé promoveu as suas primeiras substituições na partida. Daniel Júnior e Eryc Castillo entraram nos lugares de Matheusinho e Matheu Gonçalves, respectivamente. Depois, aos 24 minutos, Lucas Esteves entrou no lugar de Patric Calmon, que voltou após ficar fora por cinco jogos devido a uma lesão na coxa.

Aos 33′, Condé fez as suas últimas substituições na partida: Luan e Caio Vinícius entraram nas vagas de Osvaldo e Rodrigo Andrade, respectivamente.

Daniel Júnior amplia pro Vitória 

Aos 40 minutos, Daniel Júnior recebeu bom passe de Eryc Castillo e marcou o terceiro gol do Vitória na partida. O meia canhoto teve calma para tirar a zaga do Atlético de Alagoinhas do lance e bater rasteiro. Esse foi o segundo gol de Daniel Júnior com a camisa do Leão, já que o jogador havia marcado na última partida, contra o Náutico, pela Copa do Nordeste.

FICHA TÉCNICA

Vitória 3×0 Atlético de Alagoinhas

Campeonato Baiano – 8ª rodada

Local: Barradão

Data: 25/02/2024 (domingo)

Horário: 18h30

Árbitro: Eziquiel Sousa Costa

Assistentes: Jucimar dos Santos Dias e Edevan de Oliveira Pereira

Cartões amarelos: Fellipe Ferreira, Matheus Barboza e Rikelm (Atlético de Alagoinhas); Willian Oliveira (Vitória)

Gols: Rodrigo Andrade aos 44 minutos do 1° tempo; Osvaldo aos 3 e Daniel Júnior aos 40 minutos do 2° tempo

Vitória: Muriel; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Patric Calmon; Willian Oliveira, Rodrigo Andrade (Caio Vinícius) e Matheusinho (Daniel Júnior); Osvaldo (Luan), Mateus Gonçalves (Eryc Castillo) e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.

Atlético de Alagoinhas: Val Shrek; Andrezinho (Eric), Fellipe Ferreira, Taylon, Neto Amaral; Ítalo Tabata, Alex Galo (Danilo Silva) e Giancarlo; Ruan Teles (Ferreira), Leonardo (Rikelm) e Matheus Barboza (Rodrigo). Técnico: Thiago Santa Bárbara.

Bahia Notícias

 

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias