CETEP
sábado, 12 outubro, 2024

Você sabia ? Homens estão mais propícios a desenvolver câncer de boca

- Publicidade -
CETEP

Em comemoração à Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca, de 1º a 7 de novembro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), promove algumas ações com o objetivos de estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos portadores de câncer bucal; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle do câncer bucal e difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer bucal.

O câncer da boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral. É uma doença de importante magnitude no Brasil, com variações regionais significativas, tanto na incidência quanto na mortalidade. A doença é mais frequente em homens, a partir dos 40 anos, e apresenta melhor prognóstico quando diagnosticada e tratada em estágios iniciais.

Estima-se 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

Fonte: INCA

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias