terça-feira, 16 jun 2026

Volta da taxa das blusinhas vai deixar compras de até US$ 50 mais cara

- Publicidade -
cdl

A taxação de compras internacionais de até US$ 50, hoje zerada após o fim da chamada “taxa das blusinhas”, voltará a ser cobrada em 2027. A cobrança ocorrerá por meio da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), novo tributo criado pela reforma tributária sobre o consumo.

A CBS substituirá o antigo modelo de imposto de importação aplicado a essas compras, que tinha alíquota de 20%. No entanto, o percentual final exato ainda não foi definido.

A alíquota está sendo calculada pela Receita Federal em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e deverá ser fixada por resolução do Senado até dezembro deste ano. A cobrança começou em 2026, em fase de testes, e passa a valer integralmente em 2027.

E o que pode mudar no bolso do consumidor

Com a nova regra, compras em sites internacionais tendem a ficar mais caras para o consumidor brasileiro, já que passam a ser tributadas de forma semelhante aos produtos vendidos no Brasil.

Estimativas apontam que a alíquota da CBS pode ficar em torno de 9,43% em 2027. Em 2024, a previsão inicial era de 8,8%, mas ajustes na reforma elevaram essa projeção.

O objetivo do governo é manter a carga tributária total sobre o consumo em níveis próximos aos atuais, sem perda de arrecadação.

A TARDE

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Estudantes criam carrinho de lego que faz limpeza autônoma de praias

Protótipo pode ajudar a resolver o problema do acúmulo...

Jovem é morta a facadas pelo ex-companheiro ao pegar carona com colega de trabalho na Bahia

Uma jovem identificada como Franciele Bispo Gomes, 25 anos, foi...