sábado, 27 jun 2026

Combate a incêndios florestais em Camaçari é tema de reunião

- Publicidade -
AUTORIZAÇÃO SUFOTUR - SÃO JOÃO DA BAHIA 2026

Devido às frequentes queimadas ocorridas em Arembepe, orla do Município, a Prefeitura planeja realizar mais uma campanha educativa para orientar a população. A dinâmica será discutida em reunião a ser realizada com representantes das secretarias de Governo e do Desenvolvimento Urbano, da Defesa Civil de Camaçari, do 10º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) e da Polícia Militar da Bahia.

140416033202507638

O objetivo da reunião é traçar estratégias e estabelecer procedimentos da campanha educativa que visa a prevenção de queimadas e incêndios florestais, minimizar as ocorrências, além de conscientizar a população sobre os problemas decorrentes desses atos.

Com isso, espera-se diminuir as queimadas que têm acontecido com frequência nos últimos 10 dias nas APAs (Áreas de Proteção Ambiental) da localidade. De acordo com o 10º GBM (Grupamento de Bombeiros Militares) da Bahia, as características das queimadas indicam que são provenientes de falha humana.

Além de falha humana, as causas dos incêndios em áreas de vegetação têm, na grande maioria, origem em cigarros mal apagados na vegetação, queimadas de vegetação e de lixos e lançamento de foguetes, dentre outras. Os incêndios de causas naturais são responsáveis por uma pequena percentagem do número de ocorrências.

A campanha educativa irá advertir a população de que, provocar incêndios em vegetação nativa sem a devida autorização e o conhecimento de órgãos ambientais competentes, é crime ambiental, passível de penalidades e multas. “Provocar queimadas de forma indiscriminada é crime e isso se agrava quando trata-se de uma APA. A campanha deve despertar nas pessoas a preocupação com os riscos das queimadas que vão muito além do fogo, pois afetam principalmente o ar e é prejudicial ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, disse o comandante do 10º GBM, major Lanusse Araujo Andrade.

O 10º GBM atua com um efetivo de 189 bombeiros militares, que trabalham em regime de plantão. Em caso de incêndio, a população deve ligar para o número 193. O comando do grupamento está situado no antigo prédio do Derba, na avenida 28 de Setembro.

COMO EVITAR

– Fazer queimadas somente com a autorização do órgão competente e de forma controlada, com a construção de aceiros (faixas ao longo das cercas, divisas ou da área a ser queimada) e barreiras que impedem a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno, de modo a obstruir a passagem do fogo;

– Apagar com água o resto de fogo de acampamentos, para evitar que o vento leve as brasas para as matas e cause incêndios florestais;

– Não jogar pontas de cigarro acessas próximas a qualquer tipo de vegetação;

– Não usar fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais;

– Só fazer queimadas quando o vento estiver fraco, para evitar que se tornem grandes incêndios florestais;

– No caso de lotes vagos no perímetro urbano, os proprietários devem mantê-los sempre limpos, a fim de evitar que se acumule material propenso a incêndio. Mesmo não sendo o causador do incêndio no terreno, o proprietário responderá por deixar o local propício a queimada.

– No período de seca, é necessário realizar aceiros nas divisas das propriedades, principalmente nas existentes às margens de rodovias onde os incêndios florestais ocorrem com maior frequência.

Fonte: Ascom / PMC

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias