terça-feira, 11 ago 2026

Governo entrega segunda base comunitária de Feira de Santana

- Publicidade -

A segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, inaugurou nesta segunda-feira (22) as instalações da base comunitária de segurança do bairro Rua Nova, que vai garantir mais segurança para cerca de 14 mil pessoas residentes na localidade. Para isso, a iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), empregou o efetivo de 60 policiais militares, que farão rondas e policiamento, além do reforço de três viaturas e câmeras de videomonitoramento para auxiliar na prevenção e combate a crimes. A perspectiva é que o trabalho da polícia na base avance para as áreas próximas e vizinhas ao bairro, para integrar o trabalho da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

A cerimônia de inauguração da unidade – a 17ª do estado – teve a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e autoridades municipais. Wagner declarou estar orgulhoso do trabalho que a polícia tem realizado nas bases comunitárias pela Bahia. “Acredito que estamos no caminho certo nas nossas ações do Pacto Pela Vida em todo o estado, que está mudando o jeito de fazer segurança na Bahia”.

Como já acontece em todas as bases comunitárias, na capital e no interior do estado, o trabalho da Polícia Militar não vai se resumir à repressão aos crimes violentos, mas também melhorar a qualidade de vida na região, ao aproximar o dia a dia dos profissionais da segurança pública da comunidade e promover a integração e interação entre esses agentes sociais. A nova unidade de segurança de Feira de Santana também dispõe de Centro Digital de Cidadania (CDC), e conta com 11 computadores e um policial capacitado, que vai trabalhar junto com dois monitores, moradores da comunidade, com projetos de inclusão social. Os monitores selecionados serão bolsistas.

Fotos: Manu Dias (Ascom)
Fotos: Manu Dias (Ascom)

1411391233IMG_20140922_094347

Bons resultados

Em 2012, o bairro George Américo recebeu a primeira base comunitária de segurança do município de Feira de Santana. O local possuía o maior índice de homicídios no município, mas, depois de dois anos de atuação da base, foi registrada uma redução de 64% no número desse tipo de crime e um aumento de 150%  nas prisões por furtos e roubos. A Bahia possui agora dez bases comunitárias instaladas em Salvador e as outras em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Camaçari e Lauro de Freitas. Em todas as localidades, as unidades têm atuado em conjunto com a população para a redução dos índices de crimes como homicídios e tráfico de drogas.

Fonte: Ascom / Governo da Bahia

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Elinaldo alinha estratégias para início da campanha em Camaçari com grupo político

Elinaldo Araújo reuniu, na manhã desta terça-feira (11), vereadores...

Morre José de Jesus Alves mais conhecido como Baixinho do Coentro em Camaçari

Camaçari perdeu um morador bastante conhecido pela população e...

Academia ao ar livre em Itinga está 80% concluída em Lauro de Freitas

Novo espaço integra o projeto Academia para Todos e...

Lula lidera na Bahia em cenário de 2º turno contra Flávio Bolsonaro, aponta pesquisa

Levantamento divulgado nesta terça-feira (11) mostra o presidente com...