Se na dança um único passo pode ser o prenúncio de um grande espetáculo, a abertura da 10ª edição do Ballace Festival Nacional, não deixou dúvidas quanto às emoções que estão por vir. Bailarinos e admiradores da dança de diversas regiões do país, lotaram o Teatro Cidade do Saber (TCS) na noite desta terça-feira (02/06) para testemunhar uma cerimônia que contou a presença de grandes nomes da dança no Brasil, belas apresentações e homenagens requintadas.
No discurso de abertura, a fundadora e diretora geral do Ballace, Anna Cristina Gonçalves, lembrou da trajetória do Festival que durante muitos anos sonhou em realizar. “Na primeira edição, realizada em 2005, tivemos menos de 100 participantes. Desde então, mais de 1.000 bailarinos já se apresentaram no Ballace”, diz, evidenciando a consolidação de uma das mostras competitivas de dança clássica mais importantes do Brasil.
No evento, várias personalidades que, de diferentes formas, apoiam o desenvolvimento da arte, foram homenageadas com o Troféu Ballace 2015. O prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, e a diretora do TCS, Elisângela Sena, estavam entre os contemplados com a congratulação que, segundo Anna Cristina, é um símbolo do reconhecimento pelo relevante trabalho realizado em prol da disseminação dessa cultura no meio social.
Artistas renomados também figuraram entre os homenageados, a exemplo da primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, cuja presença deixou a plateia eufórica e foi considerada a surpresa do evento. Mas a grande homenageada da noite foi mesmo a professora, coreógrafa e coach Toshie Kobayashi.
Toda a concepção das performances que abrilhantaram a abertura da 10ª edição do Ballace foi inspirada na vida da educadora Toshie. Para deleite da plateia, a primeira apresentação trouxe ao palco crianças cheias de ritmo e alegria em um cenário que lembrava uma escola de ballet. Em seguida, um casal de bailarinos encenaram uma das primeiras e mais marcantes apresentações de Toshie, “O Pássaro Azul”.
Para destacar o trabalho da artista como coreógrafa, um grupo de bailarinos protagonizou um espetáculo caracterizado pela modernidade e expressividade, comunicando, sem dizer palavras, o estilo visionário, ousado e inovador de Toshie Kobayashi.
Fonte: Ascom / CDS