Aparelhos que conduzem eletricidade deixam o público de cabelo em pé

Aparelhos como o Berimbau elétrico, gerador termoelétrico e o globo eletrostático (gerador Van der Graaf) são algumas das atrações do stand Física Recreativa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece até domingo (19), no estacionamento L1 do Salvador Shopping.

gerador Van der Graaf (1) gerador Van der Graaf (2)

Essas invenções produzem eletricidade que ajudam na economia de energia em casa. O gerador termoelétrico, por exemplo, com a água e uma lâmpada simulam a energia solar. Mas a sensação do espaço é o globo eletrostático, que conduz carga elétrica para o corpo humana e faz com que os cabelos arrepiem.

“Normalmente a física é tida como uma ciência para gênios, mas aqui se pode ver que não é. O desenvolvimento da Física, da tecnologia são feitos por pessoas normais,” explica o professor de Física, Fernando Santana.

Os experimentos em exposição são produzidos por estudantes de engenharia. De forma lúdica e criativa as crianças aprendem brincando, com a oportunidade de desenvolver, através dos conhecimentos adquiridos, criações inovadoras com matérias recicláveis.

“Tudo isso mostra como física recreativa faz parte de nosso cotidiano. Cada aparelho acaba desmitificando a Física, pois a forma prática ajuda as pessoas a entenderem mais facilmente”, explica o estudante de engenharia elétrica, Glauber Luiz Moura.

Fonte: Ascom