O brasileiro Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na prova de marcha atlética de 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, realizada durante a madrugada desta quinta-feira, 1. O equatoriano Daniel Pintado levou a medalha de ouro, completando a prova em 1h18min55s. Bonfim chegou logo em seguida, com o tempo de 1h19min09s. O pódio foi completado pelo espanhol Álvaro Martín, que garantiu o bronze com 1h19min11s.
Após a conquista, Bonfim celebrou a inédita medalha para a marcha atlética brasileira e fez questão de dividir os louros com sua mãe, que também é sua treinadora e ex-atleta. Em suas declarações, ele falou sobre o preconceito enfrentado no esporte e a trajetória até a medalha olímpica.
“Todo mundo um dia viu a marcha atlética e achou estranho. Eu, não, porque era a profissão da minha mãe. Cresci com isso, era normal. Ela fez índice para Atlanta-1996, mas teve mudança de critério e ela não foi. Em Londres, falei para ela: ‘Quem disse que você não foi para as Olimpíadas?’. Hoje, estamos em nossa quarta Olimpíadas e posso dizer para ela: ‘Somos medalhistas olímpicos’. Não estou acreditando. Obrigado a todos, é muita gente que a gente representa aqui. Foi com muita raça, nessa prova não estamos brincando de rebolar, somos uma potência, somos medalhistas olímpicos”, afirmou Bonfim em entrevista à TV Globo.
A TARDE