Após visita no HGC, vereadores querem audiência com secretários de saúde

Em uma ação suprapartidária, os vereadores de Camaçari realizaram uma visita ao Hospital Geral do município (HGC) para acompanhar de perto a situação do atendimento da unidade, na manhã desta terça-feira (17/03). Os parlamentares foram recebidos pelo coordenador administrativo do hospital, Raimundo Nonato.

VISITAHGC

 

Segundo o presidente da Casa Legislativa, vereador Marcelino (PT), após coletar informações será feito um relatório que deverá ser encaminhado aos órgãos responsáveis. “A Comissão de Saúde da Câmara irá elaborar um documento com observações que coletamos no hospital. Vamos nos reunir com as Secretarias de Saúde do município e do estado para tentar esclarecer e resolver as questões levantadas”, declarou.

Para o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Elias Natan (PV), a iniciativa foi uma oportunidade para sentir de perto o que a população vive todos os dias. “Foram muitas as situações que conseguimos detectar. Leitos desativados por causa de infiltração, falta de profissionais de saúde, dentre outros. Precisamos unir forças para tentar solucionar os problemas”, afirmou.

O coordenador e assessor da Diretoria Geral do HGC, Wanderlino Santana, ressaltou que o hospital acaba recebendo pacientes que poderiam ser atendidos em outras unidades, o que gera uma grande demanda. Ele mostrou aos parlamentares uma planilha mostrando que cerca de 60% dos pacientes não são casos urgentes. “Muitos pacientes vem para cá sem ser nem urgência nem emergência e acabam ocupando as vagas destinadas para estas pessoas. Se as UPA’S funcionassem plenamente, não teríamos uma demanda tão grande”, acrescentou.

Fonte: Ascom / Câmara