Os agricultores familiares de Camaçari ganharam um importante mecanismo de oferta de serviços. O termo de adesão para implantação do Setaf (Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar) da Região Metropolitana foi assinado, na manhã desta quarta-feira (07/10), pelo prefeito Ademar Delgado e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues Souza. O evento aconteceu na Casa do Trabalho, espaço em que, a partir desta quinta-feira (08/10), funcionará o escritório da unidade.
O prefeito Ademar Delgado destacou a importância de Camaçari sediar o Setaf da Região Metropolitana. “Temos no Município iniciativas que têm contribuído para a agricultura, como a Feira Itinerante e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), porque entendemos que investir na agricultura familiar é cuidar das pessoas”, afirmou.
Para o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando de Oliveira, este é um momento de conquista do povo do campo e fortalecimento da agricultura.
O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues de Souza, afirmou que a instalação do Setaf em Camaçari é um reconhecimento da importância do Município. “Os agricultores familiares têm a terra não só como negócio, mas como o lugar em que vivem”, disse, ao destacar que o governo “continuará lutando para assegurar mais direitos e cidadania para os agricultores”.
Para a agricultora Maria do Socorro Braga, de 66 anos, moradora da localidade de Coqueiro de Monte Gordo, esta é uma iniciativa importante que aproximará os serviços da Secretaria do Desenvolvimento Rural dos trabalhadores rurais da cidade.
UNIDADE
O Setaf é uma unidade territorial da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), cujo objetivo é articular políticas públicas, prestar orientação e realizar ações que fomentem a produtividade dos agricultores e promovam o desenvolvimento rural sustentável. A unidade instalada em Camaçari atenderá os 13 Municípios da Região Metropolitana e beneficiará quase duas mil famílias de agricultores familiares.
Camaçari é um dos 27 Municípios baianos que abrigarão um Setaf. No escritório, atuarão 30 servidores das diversas autarquias e órgãos ligados à SDR. Entre as atuações estão oferta de assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e estruturação produtiva de assentamentos rurais, disponibilização de insumos produtivos e implantação de infraestrutura rural.
PRESENÇAS
Participaram da inauguração do Setaf a vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, os secretários municipais de Relações Institucionais, Demétrius Moura, da Mulher, Miriam Bitencourt, de Educação, Márcio Neves, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, o diretor-presidente da Limpec, Luiz Macedo, o superintendente do Trânsito e Transportes, José Humberto Leite, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcelino Filho (PT) e os vereadores Wilton de Ferrinho (SD) e Gilvan Souza (PT).
Estiveram presentes também o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, Wilson Dias, o coordenador executivo do Território Metropolitano, Elísio Guedes, a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal, a representante do Movimento de Luta Pela Terra, Neide Muniz, o vereador de Lauro de Freitas, Luis Maciel (PT), e secretários municipais de cidades da Região Metropolitana.
Fonte: Ascom / PMC


