Bancada do Nordeste recebe reivindicações de governadores

Os nove governadores dos estados da região Nordeste se reuniram nesta quarta-feira (15/04) com a bancada de deputados e senadores nordestinos para apresentarem uma pauta única ao Congresso Nacional. O governador da Bahia, o petista Rui Costa, foi o “porta-voz” dos colegas para explicar aos parlamentares quais são os projetos prioritários.

“A maior parte deles (dos projetos) trata da questão do ICMS. Outra matéria importante é a distribuição do salário educação; hoje, infelizmente, o tributo é distribuído e não é com base na matrícula dos alunos.Com isso, os estados do Nordeste têm um grande prejuízo. Corrigindo essa distorção, haverá um crescimento médio de 187% no volume de recursos disponíveis para a educação desses estados. Portanto, será um dos pontos prioritários que nós vamos trabalhar com os deputados e senadores”, afirmou o governador baiano.

Governadores e Bancada NE Reunião Bancada NE

Os governadores manifestaram preocupação de que o ajuste fiscal preserve os recursos para as políticas de desenvolvimento regionais e de distribuição de renda. Eles lembraram que só neste ano de 2015 o pré-sal deve gerar R$ 5 bilhões para a educação, e é preciso destinar parte desse investimento para a região.

O deputado Caetano(PT-BA), que participou do encontro, acredita que a união da bancada e dos governadores em uma pauta única é uma excelente iniciativa para fortalecer os pleitos da região junto à Casa. “Temos certeza de que pensar o desenvolvimento sustentável do Nordeste é fundamental para que o país supere a crise econômica”, afirmou ele.

A Bancada do Nordeste formará uma comissão que irá acompanhar a tramitação das matérias de interesse comum no Congresso Nacional.

Fonte: Ascom / LC