A situação da saúde em Camaçari está à beira de um colapso, em virtude dos altos índices de casos que estão surgindo da Covid-19 nos últimos dias. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), 13 pessoas aguardam por UTI no município, algo preocupante já que o paciente só necessita ser encaminhado para uma Unidade de Tratamento Intensivo em casos extremamente urgentes.
De acordo com informações, a UPA da Gleba A/Gravatá faz 150 atendimentos por dia, 70% das pessoas que procuram atendimento na unidade médica estão com suspeita de Covid. Para aumentar a capacidade de atendimento, a Prefeitura está fazendo uma estrutura provisória, no estacionamento da UPA, com mais salas de enfermaria, mas a alta demanda de pacientes com Covid faz com que pacientes com outras enfermidades esperem ainda mais por atendimento e que algumas não sejam nem atendidas.
Segundo a Sesau, os 10 leitos de UTI contratados pelo município e destinados à Covid-19 estão 100% ocupados. “É um quadro preocupante de colapso do sistema em virtude da quantidade de pessoas que tem procurado as unidades e casos que estão aguardando regulação”, disse o secretário de saúde Dr. Elias Natan.
Segundo o gestor da pasta, até sexta-feira (26), cinco novos leitos devem ser abertos no Hospital Santa Helena, mas ainda é insuficiente, tendo em vista os altos índices de contaminação surgidos nos últimos dias no município.